IASAÚDE disponibiliza Balcão do Utente

O Instituto de Administração da Saúde, IP- RAM, através da sua política de proximidade, disponibiliza no edifício sede deste Instituto Público, um balcão do utente. O objetivo é proporcionar uma articulação mais eficaz entre o cidadão e a administração, numa resposta célere às suas diversas situações.

O Balcão do Utente é um serviço destinado a prestar informações sobre os seus direitos, dúvidas e esclarecimentos, no âmbito dos serviços disponibilizados por este Instituto Público. É um novo serviço que possibilita a partilha de informação relevante e que permite ajustar essas interações às necessidades de cada utente, disponibilizando uma resposta única e maximizando a eficiência e eficácia do atendimento.
As suas funções primordiais revestem o atendimento sobre questões relacionadas com os vários programas de saúde disponibilizados pelo Governo Regional, nomeadamente, Programa “+ Visão Sénior”, Programa “+Visão Crianças e Jovens”, Programa “Kit Bebé”.

Através do Balcão do Utente é disponibilizado apoio aos beneficiários do subsistema de saúde ADSE e do Serviço Regional de Saúde, nomeadamente:

–  acesso ao histórico das despesas de saúde;

– emissão de declarações de complementaridade;

– atualização dos dados pessoais;

– emissão e atualização do cartão de reembolso especial;

– emissão de declaração para o Instituto de Segurança Social para efeitos de concessão de subsídios aos utentes mais carenciados, relativamente a diferentes atos, nomeadamente a aquisição de óculos, aparelhos auditivos, aparelhos terapêuticos, calçado ortopédico, próteses estomatológicas, realização de exames complementares de diagnóstico;

– a emissão de cartões de acesso ao reembolso no âmbito das relações internacionais.

Este novo serviço não necessita de agendamento prévio, e está disponível no horário geral de atendimento do IASAÚDE.