Conferência no “Liceu” em homenagem ao 25 de abril

No dia 22 de abril, será realizada na Escola Secundária Jaime Moniz uma conferência para assinalar a Revolução de 25 de Abril de 1974 , pelas 11h30.

A iniciativa, organizada pelas professoras Sandra Sousa e Sílvia Mata, de História e Português, é uma forma de assinalar os feriados significativos da história nacional.

Os oradores convidados darão o seu testemunho da Revolução, partilhando memórias do que viveram no Abril de 1974. Estarão presentes Gabriel de Jesus Pita, antigo professor do Liceu, e um “militar de Abril”, célebre madeirense, de nome António Gonçalves, à data, furriel miliciano e membro integrante da coluna do Capitão Salgueiro Maia.

O Mestre Gabriel Pita fará a abordagem do que terá sido a passagem do Estado Novo para a era da democracia, enquanto António Gonçalves falará do papel fundamental que teve na realização da operação que culminou no golpe de derrube do regime salazarista.

Para além das comunicações dos palestrantes, haverá também declamações de poemas de Abril e a exploração de vários excertos visuais, de onde se poderá destacar vários momentos da vida militar de António Gonçalves, bem como a sua condecoração como comendador da Ordem da Liberdade, pelo então Presidente da República, Jorge Sampaio.

Esta atividade tem como objetivos comemorar os 48 anos do 25 de Abril, apresentar testemunhos da vida no Estado Novo e da passagem deste para a democracia e manter viva esta memória nas gerações mais jovens.