Alunos da RAM em concurso de expressão plástica na Bulgária

A lista dos alunos premiados

A Direcção Regional de Educação, através da Direcção de Serviços de Educação Artística, procedeu à divulgação, recolha e envio dos trabalhos dos alunos das escolas da Região Autónoma da Madeira (RAM) no âmbito do concurso Internacional de Expressão Plástica da Bulgária. Nesta edição, 27 alunos das escolas madeirenses viram os seus trabalhos reconhecidos. Portugal foi o 3.º país com mais vencedores. Os trabalhos premiados serão parte integrante da exposição colectiva, patente na Rusi Karabiberov Art Gallery, no próximo dia 1 de Junho.

Na Bulgária, a Associação Nova Zagora, em parceria com o Duga Art Studio, promove anualmente uma exposição de arte juvenil que integra os trabalhos vencedores do concurso. A selecção dos trabalhos patentes na mostra é feita de entre os milhares de trabalhos provenientes de países de diversas partes do mundo, informa-se.

À semelhança dos anos anteriores, a organização responsável pela mediação deste processo contou com forte mobilização dos professores de Expressão Plástica das  escolas para, “mais uma vez, garantir a presença dos trabalhos dos seus alunos neste prestigiante concurso, com a grande qualidade artística, já demonstrada em anteriores edições, deste e de outros concursos internacionais”, refere um comunicado.

Esta participação é uma forma de reconhecimento da criatividade e, simultaneamente, de evidenciar a qualidade do trabalho desenvolvido pelos professores de expressão plástica, educação visual e tecnológica ou artes visuais; representa também uma forma para proporcionar aos alunos das escolas da Região a participação num concurso internacional e de poderem ter o seu trabalho patente numa exposição colectiva além-fronteiras.

Foram submetidos a concurso um total de 616 trabalhos, provenientes de 55 estabelecimentos de ensino, conferindo à participação deste ano um número recorde de participantes. A participação no concurso implicava a realização de um trabalho, pelos alunos, num suporte de tamanho A3, com a possibilidade de explorarem diversas técnicas e materiais, ficando ao seu critério a escolha da temática a explorar.

Na origem desta iniciativa está a pretensão de incentivar os alunos a serem “artistas”, a realizarem obras originais e criativas e a explorarem materiais e técnicas diversificadas de expressão plástica. Neste contexto, o concurso foi divulgado nas escolas e junto de todos os professores de artes que se encontram a leccionar na Região.