Os alunos do Curso Técnico de Ambiente, CEF61, da Escola Secundária Jaime Moniz, também foram premiados pelo presidente da Câmara Municipal do Funchal, pela sua participação no VI Concurso “Reutilizar no Natal”.
O presidente da autarquia, Pedro Calado, anunciou na cerimónia de entrega dos prémios, que, “40% dos resíduos indiferenciados produzidos são compostáveis, ou seja, podemos transformá-los em composto e utilizá-los como um fertilizante natural. Isto é um dado significativo, se tivermos em linha de conta que a quantidade de lixo que vamos produzindo ao longo do tempo tem vindo aumentar”, sublinhou.
Na cerimónia de entrega de prémios aos vencedores, em que a Escola Secundária Jaime Moniz esteve representada pelos docentes da componente técnica do Curso CEF 61, nomeadamente através da docente Nivalda PGouveia, o presidente da CMF aproveitou a oportunidade para divulgar dados de relevo: “Os números de 2021 ainda não estão fechados, mas em relação a 2020, a percentagem de resíduos recicláveis produzidos rondou os 16%, equivalente a 9.840 toneladas. O tratamento de lixos indiferenciados foi na ordem das 40.630 toneladas, representado 67%. Isto é um número muito elevado, daí estarmos aqui a sensibilizar a população para a importância da reutilização. Em termos de recolha seletiva os números apontam para as 16.346 toneladas, representando 27%”.
O Presidente da Câmara Municipal do Funchal (CMF) defende alterações de comportamento da população em matéria ambiental, sensibilizando-a para a importância da reutilização dos resíduos sólidos e para a necessidade de envolver os mais novos nesta causa ambiental.
Na Escola Secundária Jaime Moniz, o docentes Nivalda Gouveia, António Freitas e Conceição Campanário têm procurado, anualmente, sensibilizar os alunos para uma consciência ambiental ativa, através de propostas didáticas muito práticas de defesa ambiental, consubstanciadas na participação, de forma vencedora, em concursos da CMF e outras entidades. Os prémios revestem-se de um estímulo para toda a comunidade educativa.