Pedro Fino visita obra de prevenção de risco de derrocadas no Faial

A empreitada de “Prevenção e Mitigação do Risco de Derrocadas em Taludes Sobranceiros às Estradas Regionais -Talude da Cruzinha – ER 103”, que avançou no final de Outubro último e que representa um investimento de 2.850.000,00 € + IVA, consiste numa intervenção que pretende repor as condições de segurança num troço sobranceiro à ER103, no Faial, numa extensão de cerca de 300 metros, atingindo uma altura de 50 metros), onde é frequente a ocorrência de derrocadas, levando por vezes ao condicionamento e/ou encerramento do referido troço de estrada. O esclarecimento foi prestado hoje pelo governante com a pasta dos Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, numa visita ao local, na localidade do norte da ilha.

A execução da solução de estabilização do talude prevê previamente a limpeza, desmatação e saneamento de detritos, reperfilamento do talude e desmonte controlado de blocos instáveis.

A solução de estabilização preconizada consiste na execução de um revestimento em betão projetado com 10 cm de espessura, associado a rede eletrossoldada, e uma malha de pregagens, assim como a instalação de rede metálica hexagonal de dupla torção. Para a estabilização de blocos de grandes dimensões está ainda prevista a execução de ancoragens.

A empreitada inclui igualmente a reconstrução do muro de pedra arrumada existente, numa extensão aproximada de 40 metros, a demolição e reposição de 5 cm de pavimento, em toda a extensão do talude, bem como trabalhos de sinalização horizontal.

O prazo de execução da empreitada é de um ano. A execução desta empreitada é financiada pelo POSEUR.