Rui Marote
O conhecido humorista Badaró, que era sucesso nas quermesses do Nacional e Marítimo nos anos 60 do século passado, na Quinta Vigia e Campo de Almirante Reis, tinha uma famosa expressão: “explica!”
Em Fevereiro do ano em curso o Lobo Marinho regressou de Viana do castelo onde tinha sido submetido a uma grande operação de manutenção. Saiu com o nome “Madeira” e regressou com o nome de Portugal. O Estepilha, na altura recordou o saudoso Max: “o sargento baralhou”…
O que não sabíamos era que o Lobo Marinho tinha saído do registo internacional de navios da Madeira (MAR), optando pelo continente. A troca do nome “Madeira” pintado no casco pelo de “Portugal” causou alguma perplexidade junto da população.
A explicação dada foi de que tal beneficiaria os trabalhadores na sua reforma, apesar da empresa pagar mais segurança social. Na altura chegámos a interrogar-nos: mas a segurança social não é a mesma em todo o território nacional?
Até à altura, beneficiavam de uma isenção do IVA, decorrente do registo no MAR, num regime especial. E agora? Fica a interrogação.
Mas, para adensar a perplexidade, hoje deu entrada pela primeira vez no Porto do Funchal o navio “Vasco da Gama” e o Estepilha, atento, fotografou a popa do navio, onde o nome “Madeira” é exibido. Parafaseando o Hino da Região, “Madeira, o teu nome continua por esse Mundo Além”.
Estepilha, armador Mário Ferreira, “explica!!!”