Grupo de Educação Física do “Liceu” presta homenagem ao Desporto Escolar

O Grupo disciplinar de Educação Física pretende prestar uma homenagem ao Desporto Escolar ao longo destes anos, através da inauguração de uma Exposição alusiva ao tema, seguida do I Encontro sobre “Como tudo começou…”, a realizar no dia 11 de outubro, pelas 10 horas, na sala de conferências da ESJM.

Segundo uma nota informativa remetida à comunicação social pela delegada de Educação Física, Fernanda Coelho, o acesso à educação, ao bem-estar físico e à saúde, através de uma prática desportiva orientada, é um direito que assiste a todos os portugueses, com especial incidência nos jovens em idade escolar.

Neste contexto, o desporto escolar tem de ser entendido como uma responsabilidade da comunidade escolar, no sentido de se colocar ao serviço dos alunos uma diversidade de atividades desportivas que os motive. É à escola que compete criar as condições necessárias para que aos alunos seja oferecido um conjunto de atividades desportivas benéficas para a sua formação desportiva e para a melhoria da sua qualidade de vida.

Por conseguinte, o Grupo de Educação Física está a realizar uma exposição do Desporto Escolar, com o intuito de dinamizar os núcleos e promover o desporto como fator de saúde e bem-estar junto da Comunidade Escolar, particularmente os nossos alunos.

Assim, nesta segunda feira, 11 outubro, pelas 09h30, será inaugurada uma Exposição, seguida do 1º Encontro de conversas, denominado “Como tudo começou…” No dia 2 de Novembro, terá lugar o 2.º Encontro sobre “Presente e Futuro”.

Em termos de objetivos, a exposição pretende “promover o Desporto Escolar (DE) e a captação de novos alunos, para os núcleos de Desporto Escolar da ES Jaime Moniz. Posteriormente, pretende-se ainda criar um projeto que permita a exposição permanente, em vitrines, dos troféus e taças de desporto escolar, ao longo dos anos, em representação da ES Jaime Moniz.”

Fernanda Coelho explica que pretendem” ainda aproveitar os posters e placas elaborados para promover o Desporto Escolar, sempre que houver matrículas ou no início do ano, com o objetivo de dar a conhecer a oferta desportiva da nossa escola, em modalidades do desporto escolar”.