![]()
“A poesia, numa obra, é o que faz surgir o invisível”
Nathalie Sarraute
Evento
Irene Lucília Andrade, escritora madeirense, recebe a Medalha de Ouro da cidade do Funchal, no dia 21 de Agosto de 2021.
Da Arte, da Literatura, da Música e da Cidade
Sempre que escrevo sobre Irene Lucília reconheço que, à tela, corresponde uma paleta de admiração e de amizade que não pretendo, de forma alguma, encobrir.
Seria, de todo impossível (e até despropositado), neste contexto, proceder a uma qualquer espécie de inventário acerca da sua obra (1) vasta, prolixa e tão profundamente enriquecedora acerca da cidade do Funchal e da ilha que lhe deu berço. Assim sendo, gostaria de deixar, nestas linhas, apenas algumas notas de homenagem com breves apontamentos biográficos.
Irene Lucília é formada na área das Artes Plásticas, em Pintura, domínio ao qual se dedicou, na carreira docente. Para além das tarefas formativas e lectivas, deixou um amplo e marcante contributo no quadro da “visibilidade” pública da Arte, em geral, e da Arte escolar, especificamente. Dinamizou e participou em inúmeras iniciativas que contribuíram, não só para uma vitalidade artística e literária que marcou uma época de ouro da cidade, como para o legado que o Funchal foi deixando às gerações que se seguiram. Muitas, também, foram as actividades culturais, emanadas da Câmara Municipal do Funchal, nas quais participou, enriquecendo-as. A sua presença, em programas de rádio e de televisão, sobretudo em diálogos com Maria Aurora, o seu contributo – enquanto letrista – para o Festival Infantil da Canção e, também, para produções musicais locais (cito, como exemplo, a colaboração com os Xarabanda), deu-se a par de uma intensa actividade literária, eternizada em Antologias organizadas por José António Gonçalves, Nelson Veríssimo ou José Sanz-Trueva. As suas colaborações na Revista Margem (tendo-lhe sido dedicado um dos números) constituem, igualmente, uma importante parte do seu contributo à cidade do Funchal.
A sua poesia e a sua prosa (quase sempre poética), a título individual, formam, também, um riquíssimo acervo de referências à cidade que agora a distingue. É uma escritora reconhecida nos meios literários nacionais, sendo que a sua personalidade discreta, modesta e eticamente irrepreensível, nem sempre se coaduna com algumas “modas” vigentes.
Mais recentemente, tem desenvolvido uma escrita de características sobretudo ensaísticas, no quadro das suas publicações regulares que podem ser encontradas neste jornal digital, “Funchal Notícias”. Reflecte, habitualmente, sobre temas da actualidade ou, então, sobre a Literatura e/ou a Arte.
Estas referências, apesar de escassas e incompletas, ilustram, no entanto, um património que atravessa todo o século XX e que perdura neste século XXI, com publicações regulares. A História da Literatura Portuguesa continua a escrever-se pela sua pena e pelo seu inexorável e imprescindível contributo.
Finalmente, referir, a título muito particular, a gratidão imensa pela sua amizade, pela sua postura pessoal e social, pela sua Cultura. Referir, ainda, que estará muito feliz, com certeza, pelo facto de ser agraciada a par do seu amigo e grande ensaísta, António Fournier, infelizmente já falecido.
A Câmara Municipal do Funchal fez, ainda, outras duas excelentes escolhas: Vicente Jorge Silva (também, tristemente, já falecido) e o Banco de Sementes ISOPlexis.
A Medalha de Ouro da Cidade do Funchal é, deste modo, um justo reconhecimento à artista plástica, escritora, poetisa, letrista e ensaísta, Irene Lucília Andrade, já anteriormente agraciada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com o Grau de Comendadora da Ordem do Infante do Henrique. Ao reconhecer o percurso desta cidadã funchalense, esta distinção também enobrece a cidade.
_________________________________________
- Neste link https://passosnacalcada.wordpress.com/escritores-da-madeira/irene-lucilia-andrade/ podem encontrar um elenco da obra de Irene Lucília Andrade, organizado por Nelson Veríssimo.
Descubra mais sobre Funchal Notícias
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.




