“Pirata” está em Câmara de Lobos e recebeu visita de Pedro Coelho

Uma informação da Câmara Municipal de Câmara de Lobos refere que o navegador solitário madeirense Henrique Afonso, mais conhecido como “Pirata”, atracou a embarcação “Sofia do Mar” entre os tradicionais barcos de pesca que dão colorido a baía de Câmara de Lobos.

A visita ocorre após a volta ao mundo que durou 923 dias e, segundo o mesmo, é a sua maneira de prestar homenagem a todos os homens do mar de Câmara de Lobos.

Esta visita, assegura a Câmara, teve também outro simbolismo, nomeadamente o “retorno dos 200 litros de vinho Madeira, que o acompanharam ao longo da circum-navegação, à terra de onde brotaram as uvas que estão na sua origem e onde fica sediada a empresa Barbeito produtora do mesmo”.

O objectivo de levar tamanha quantidade de vinho a bordo foi o de reconstituir o processo histórico de maturação e envelhecimento do vinho Madeira que ocorria nos porões das caravelas portuguesas na época dos descobrimentos, diz o comunicado.

“Recriou assim o famoso “Vinho da Roda” ou de “Torna Viagem”, que trouxe fama mundial ao principal produto da Região. Produto cujas uvas são plantadas, na sua maioria, nos socalcos do Estreito de Câmara de Lobos”, refere a Câmara.

Pedro Coelho aproveitou a visita do “Pirata” para entregar algumas lembranças e agradecer a promoção que fez da não só da Região no geral mas também de forma particular de Câmara de Lobos, bem representado através do Vinho Madeira que transportou no seu porão: “A maioria da matéria-prima que dá origem ao Vinho Madeira é produzida no Estreito de Câmara de Lobos, pelo que no interior desta pipa seguiu também o espirito e trabalho árduo dos homens e mulheres do nosso Concelho que se dedicam à viticultura.”

Da parte do “Pirata” ficou a garantia que a bandeira do concelho terá lugar a bordo da sua “Sofia do Mar” na próxima viagem que está a planear.