Navio-patrulha “Sines” substitui “Douro”, cuja tripulação contraiu Covid-19

De acordo com uma informação da Capitania do Porto do Funchal, “decorrente do incremento em matéria de patrulhamento da ZEE Madeira na Região Autónoma da Madeira, vai ser reforçado o dispositivo naval de forma a acautelar todas as tarefas com especial relevo para as vocacionadas para funções de segurança e autoridade do Estado no mar”. Assim, a RAM receberá na quarta-feira, dia 11 de Agosto, o NRP Sines para iniciar uma comissão na Zona Marítima da Madeira, onde permanecerá até 17 de Agosto. O principal objectivo é “assegurar a capacidade de resposta a situações de busca e salvamento marítimo, contribuir para o esforço de patrulhamento marítimo, apoiar os órgãos de protecção civil regionais em situações de calamidade ou catástrofe naturais e cooperar com outros departamentos do Estado com competências no mar”.

Porém, e conforme foi noticiado pela comunicação social madeirense, sabe-se que este navio-patrulha chega agora porque foi detectado que múltiplos elementos da tripulação do navio-patrulha “Douro”, que por seu turno chegou há bem pouco tempo à RAM e deveria ter ficado até Outubro no arquipélago, têm Covid-19, o que obrigou ao seu isolamento.

O NRP Sines é o terceiro de uma série de quatro navios da classe Viana do Castelo. Lançado à água a 3 de maio de 2017 e aumentado ao efectivo a 06 de Julho de 2018. Este navio-patrulha oceânico foi construído nos estaleiros navais West Sea em Viana do Castelo.​

Tem um comprimento de 83.10 metros, um deslocamento de 1850 toneladas, atinge uma velocidade máxima de 21 nós e tem uma autonomia de 5000 milhas.

É comandado pela Capitão-Tenente Ester Eunice Pereira Lopes e têm uma guarnição de 47 militares (9 Oficiais, 9 Sargentos e 29 Praças).