Especialista em obra pessoana dá conferência no CEHA no dia 18

No próximo dia 18 de Junho, pelas 17 h, o Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira acolhe a conferência “Ainda Mensagem: Um livro por conhecer” de Jerónimo Pizarro, docente da Universidad de los Andes (Colômbia), Doutor pelas Universidades de Harvard (2008) e de Lisboa (2006), titular da Cátedra de Estudos Portugueses do Instituto Camões na Colômbia, Prémio Eduardo Lourenço – 2013, editor-chefe da revista em linha Pessoa Plural e um dos mais conceituados estudiosos da obra pessoana, da qual tem coordenado várias edições críticas.

“Neste regresso ao Funchal, Jerónimo Pizarro propõe-nos revisitar, uma vez mais, Mensagem (1934), o único livro em português editado por Pessoa em vida. Na sinopse da conferência, Jerónimo Pizarro nota que Mensagem “é um livro que já teve três edições críticas, as últimas duas recentes (2018, 2020), o que sugere que ainda está por conhecer, embora seja um dos livros mais lidos de Fernando Pessoa. Explicar este aparente paradoxo é o intuito desta conferência”.

Este encontro, com entrada livre, resulta de uma colaboração interinstitucional entre a Secretaria Regional de Turismo e Cultura / Direcção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira, através do Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira, e o Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais da Universidade da Madeira, neste último caso, através do projecto TRANSLOCAL. Culturas Contemporâneas Locais e Urbanas.

As inscrições podem ser feitas através do email:  ceha@madeira.gov.pt