Escola Jaime Moniz classificada em segundo lugar no Concurso da CMF ”Uma escola, Um jardim”

No âmbito do programa de Educação Ambiental, da Câmara Municipal, (C.M.F.), foi promovido pela própria autarquia o concurso “Uma Escola, Um Jardim”, cujo objetivo é incentivar a criação e manutenção dos espaços verdes (jardins/hortas), nas áreas que envolvem os edifícios escolares. A Escola Secundária Jaime Moniz obteve, neste ano letivo, o segundo lugar.

Na divulgação deste concurso, os professores da componente técnica do Curso de Gestão de Ambiente, tipo 6 da turma CEF 61, da Escola Secundária Jaime Moniz, António Freitas, Conceição Campanário e Nivalda Pereira, inscreveram a turma para participar no concurso supramencionado, que decorreu entre os meses de outubro de 2020 e maio de 2021, na modalidade “Jardim”.

O trabalho foi realizado no espaço denominado Jardim das Plantas Aromáticas e Medicinais (JPAM) da escola Jaime Moniz. Teve início em outubro, com as seguintes atividades: a recolha de resíduos sólidos, a remoção de ervas daninhas e infestantes, a preparação do terreno, a plantação de diferentes espécies aromáticas, o empalhamento do solo, a construção de pequenos trilhos, a criação de compostagem e vermicompostagem e a construção de comedouros para aves. Além destas inúmeras ações, os alunos aprenderam a fazer reprodução de plantas por estacaria e sementeiras, entre outras competências desenvolvidas. No mês de maio, os alunos da turma CEF 61, receberam os membros do júri do concurso, constituído por: Um representante do Departamento de Ciência e de Recursos Naturais da C.M.F. e Dois representantes do Departamento de Educação e Qualidade de Vida da C.M.F.

Um mês após a avaliação do Jardim, a Escola Secundária Jaime Moniz recebeu o Certificado de Participação no 26º Concurso ”Uma escola, Um jardim”, no ano letivo 2020/2021, sendo-lhe atribuído um honroso segundo lugar.