SESARAM esclarece ao PS Centro de Desenvolvimento da Criança

O SESARAM emitiu ontem uma nota sobre o Centro de Desenvolvimento da Criança (CDC), queixando-se do “desconhecimento subjacente às acusações infundadas do Partido Socialista apregoadas pela deputada Elisa Seixas”. O SESARAM informou que:

1. O CDC em funcionamento no edifício anexo ao HNM, conhecido por edifício do Autosilo passará a funcionar  no piso superior ao Centro de Saúde de Santo António, onde funcionava a REDE, entretanto transferida para o João de Almada.

2. Serão disponibilizados 15 gabinetes e  áreas de apoio aos pais, conforme planta em anexo, que passarão a estar disponíveis, no horário 08h – 20h00 e sábados, sempre que se justificar, em benefício dos utentes.

3. As novas instalações terão toda a actuação do CDC, incluindo naturalmente o apoio médico, de enfermagem e terapias do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação.

4.  Esta reorganização serve para solucionar a falta de espaço físico actual e que, perante o recrutamento de mais recursos humanos (médicos, técnicos e psicólogos), exige mais espaço para aumentar a capacidade de resposta. Sem aumentar o espaço, não é possível aumentar os recursos humanos necessários para responder às necessidades e ainda para incluir as crianças em idade escolar, sempre que, por critério clínico seja justificado.

5. Além das melhores condições de trabalho para os profissionais, os utentes – crianças e pais – serão beneficiados com espaço dedicado à idade pediátrica e com a disponibilidade de mais recursos humanos.

6. O CDC presta apoio a todas as crianças da RAM e neste espaço continuará a fazê-lo. Neste momento são 1847 crianças.