PSP fiscaliza uso de telemóveis ao volante, na RAM

O Comando Regional da Madeira da Polícia de Segurança Pública anuncia que, no âmbito da operação nacional “Ao Volante, o Telemóvel Pode Esperar”, irá reforçar a sensibilização e a fiscalização do uso do telemóvel durante a condução.

O Plano Nacional de Fiscalização estabelece esta como uma das prioridades de fiscalização, atendendo ao risco que a utilização indevida do telemóvel representa para o aumento da sinistralidade rodoviária, em particular no interior das localidades, diz a Polícia.

Na Região Autónoma da Madeira, as colisões em acidentes de trânsito representam mais de um terço dos acidentes, geralmente provocadas por distrações do condutor. Ora, o uso indevido do telemóvel durante a condução, é um dos principais factores de distracção, assumindo diferentes dimensões.

Salienta-se ainda o facto de a utilização do telemóvel ter um impacto negativo no desempenho por parte dos condutores, na medida em que origina o aumento do tempo de reacção; má avaliação da velocidade; desrespeito das distâncias de segurança; deficiente visualização ou interpretação da sinalização; desrespeito pelas regras da cedência de passagem, designadamente em relação aos peões, o que poderá originar atropelamentos.

Atendendo à perigosidade da utilização de telemóveis durante a condução, a Polícia de Segurança Pública, na Madeira e no Porto Santo, participa na operação a nível nacional “Ao Volante, o Telemóvel Pode Esperar”, que decorrere de 25 a 31 de Maio.

Nesta operação, irão privilegiar-se as acções de fiscalização em ambiente urbano e no interior das localidades, com viaturas policiais caracterizadas e descaraterizadas, em todos os municípios da Região Autónoma da Madeira.