IDE realiza amanhã validação dos contratos do SI Funcionamento

O Instituto de Desenvolvimento Empresarial, tutelado pela Secretaria Regional da Economia, realiza amanhã, dia 14 de Maio, pelas 11 horas, no Salão Nobre da Vice-Presidência do Governo Regional, a oitava cerimónia pública de validação dos termos de aceitação dos contratos relativos ao sexto aviso do ‘SI Funcionamento 2020’.

O evento contará com a presença do vice-presidente do Governo Regional, Pedro Calado, do secretário Regional de Economia, Rui Barreto, e do presidente do IDE, Duarte Freitas.

Para a ocasião, devido às restrições impostas pela pandemia, foram convidadas vinte e cinco empresas representativas de vários sectores de actividade, refere uma informação à imprensa.

O sexto aviso do ‘Funcionamento 2020’ representou uma procura recorde de 29 milhões de euros, o triplo do previsto face à dotação inicial de 10 milhões. Ao todo foram rececionadas 1.862 candidaturas de empresas que representam 17.220 postos de trabalho em toda a Região.

Até à presente data, foram analisadas pelo IDE e aprovadas pela Autoridade de Gestão (IDR) mais de 1.400 candidaturas de empresas de todos os concelhos, para uma verba comprometida superior a 25 milhões de euros.

As ajudas a fundo perdido que podem ser usadas como alívio à tesouraria, para pagar salários, despesas com consumo de energia eléctrica, consumo de água, custos com contribuições obrigatórias para a segurança social e serviços de contabilidade.

Desde o início deste quadro comunitário, por via do SI Funcionamento, foram pagos apoios na ordem dos 125 milhões de euros, 58 milhões provenientes de fundos comunitários (FEDER) e os restantes 66,5 milhões de euros do Orçamento da Região, representando um esforço regional de mais de 50%.