227 atletas federados no Trail da Ribeira Brava

227 atletas federados de diversos escalões – juvenis, sub-23, seniores e veteranos – participam este domingo, 16 de Maio, no Trail da Ribeira Brava, uma prova organizada pelo Clube Aventura da Madeira, em parceria com a Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira e a Câmara Municipal, que se realiza na freguesia da Serra de Água.

Na apresentação da prova, realizada esta manhã, no Salão Nobre da Câmara Municipal da Ribeira Brava, o edil Ricardo Nascimento frisou a importância da prática da modalidade para o concelho que oferece bonitas paisagens do mar à serra, com destaque para o vale da Serra de Água, “considerado um dos mais bonitos da Europa” e a Encumeada, um marco da Madeira e de passagem obrigatória. Localidades que, segundo Ricardo Nascimento, “enaltecem esta prova e vêm publicitar o nosso concelho”.

O presidente recordou ainda a experiência no trail, realizada há uns anos, em parceria com a AMRAM, que registou um “feedback fantástico” e frisou que a Câmara tem vindo a apoiar este tipo de evento através de uma parceria com a Escola Padre Manuel Álvares para o Trail Escolar da Madeira que se tem realizado na Ribeira Brava, juntando cada vez mais alunos do concelho.

Por fim, felicitou todas as entidades envolvidas na prova, sobretudo a Direcção Regional do Desporto, pelas parcerias para a prática desportiva na Ribeira Brava, o Clube Aventura da Madeira, por ter aceite este desafio, e a Junta de Freguesia da Serra de Água, lembrando que “tem sido trabalho desta Câmara abrir parcerias e levar o nome da Ribeira Brava mais longe”.

O Trail da Ribeira Brava oferece dois percursos distintos. A prova principal, denominada Trail longo, é composta por 21 km, havendo ainda o Mini Trail com um percurso curto de 11,5 km. Ambos os trajectos realizam-se na Serra de Água, entre a zona urbana e as montanhas da freguesia.

A programação é, detalhadamente, a seguinte:

– 7h45 – Abertura do Centro do Evento – Rua Dr. Faria Paulino – Junto à Junta de Freguesia da Serra de Água;

– 8h20 – Chamada dos atletas para o 1.º Grupo de Partida – TRB 21Km;

– 8h30 – Início das partidas Trail da Ribeira Brava – TRB 21Km;

– 9h00 – Início do transporte dos participantes para a Partida da prova MTRB 11,5Km;

– 9h40 – Chamada dos atletas para o 1.º Grupo de Partida MTRB 11,5Km;

– 9h45 – Início das partidas do Mini Trail Ribeira Brava – MTRB 11,5Km.