Secretaria do Ambiente oferece fertilizante natural à população

Uma informação da Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas dá conta de que o Governo Regional passou a disponibilizar gratuitamente composto orgânico à população e agricultores, após ter reactivado a Central de Compostagem da Estação de Tratamento da Meia Serra. Trata-se de um produto 100% natural, resultante da transformação de resíduos verdes proveniente da limpeza de jardins.

Depois de já ser possível obter o composto na Estação de Tratamento da Meia Serra e de Triagem do Porto Novo, em Santa Cruz, a Secretaria do Ambiente passa a disponibilizar este material orgânico, com vários benefícios para a agricultura e jardins, no Mercado Abastecedor dos Prazeres.

Segundo fez saber a secretária regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada, com esta medida, pretende-se, além de apoiar os agricultores, que haja uma “diminuição da utilização de fertilizantes sintéticos (químicos) que prejudicam o meio ambiente. Estaremos a aproveitar resíduos com valor e a transforma-los em novos recursos”, explicou a governante adiantando que a breve prazo semelhante iniciativa terá lugar nos concelhos de Santana e Câmara de Lobos.

O material orgânico estará disponível num contentor com capacidade para 25 m3 (cerca de 10 toneladas) e será reposto à medida que seja necessário, consoante o seu escoamento.