PCP denuncia chumbo a processo negocial com a ANA Aeroportos

foto arquivo

O PCP veio hoje denunciar a “forma deplorável” como mais uma vez o PSD e o CDS “abdicaram de defender os interesses dos madeirenses e porto-santenses, para garantir interesses alheios aos do desenvolvimento da Região”.

“Na passada quarta-feira foi discutido e votado no Plenário da Assembleia Legislativa da RAM um Projecto de Resolução da autoria do PCP que recomendava ao Governo Regional que iniciasse um processo negocial com a “ANA Aeroportos” para garantir a redução das taxas aeroportuárias dos aeroportos da Madeira e do Porto Santo”, refere uma nota do partido.

Ora, o PSD e o CDS chumbaram esta iniciativa, que ia ao encontro das aspirações dos madeirenses e porto-santenses, e que é fundamental para garantir o desenvolvimento da Região, referem os comunistas.

“Como se não bastasse a traição feita ao povo da Região no ano de 2012 pelo Governo da República PSD e CDS em conluio com o Governo Regional PSD, que entregaram a concessão e gestão dos aeroportos da Região a uma empresa estrangeira, agora o PSD e CDS na Região não querem assumir as suas responsabilidades e impor ao concessionário privado a obrigação de garantir a redução das taxas aeroportuárias inscrita no acordo de concessão”, diz um comunicado.

“Quando foi entregue a gestão dos aeroportos da Região a uma entidade privada foi garantido que as taxas aeroportuárias seriam equiparadas às do aeroporto de Lisboa, mas efectivamente o que aconteceu, foi um aumento global das taxas aeroportuárias nos aeroportos nacionais na ordem dos 167% em apenas 5 anos”, lembra o PCP.

“As taxas de serviço a passageiros cobradas nos aeroportos da Madeira e do Porto Santo são superiores em 31,3% às praticadas no aeroporto de Lisboa e 78% superiores às praticadas nos aeroportos dos Açores. O que salvaguardava os interesses dos madeirenses e porto-santenses era a redução efectiva das taxas aeroportuárias dos aeroportos da Madeira e do Porto Santo, para equiparar às taxas do Aeroporto de Lisboa, tal como está plasmado no acordo de concessão, e não um aumento nas taxas aeroportuárias de Lisboa e Açores”, referem os comunistas.

“Com esta postura do PSD e do CDS fica uma vez mais evidente, que estas forças políticas que suportam o Governo Regional preferem defender os lucros de uma qualquer empresa estrangeira com interesses alheios aos da Região do que defender efectivamente os madeirenses e porto-santenses”, conclui a nota dos comunistas.


Descubra mais sobre Funchal Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.