Antigo aluno da UMa vence Prémio da Sociedade Portuguesa de Estatística

Uma nota da Universidade da Madeira revela que Ivo Miguel Sousa Ferreira, antigo aluno da UMa, do Mestrado em Matemática e da Licenciatura em Gestão, venceu o prestigiado Prémio Sociedade Portuguesa de Estatística (SPE) 2020, com o artigo intitulado “A new lifetime distribution and its applications in recurrent events analysis”.

O trabalho laureado integra a investigação que está a ser desenvolvida por Ivo Sousa Ferreira, no âmbito do seu Doutoramento em Estatística e Investigação Operacional, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), sob orientação da Prof.ª Doutora Cristina Rocha, do Departamento de Estatística e Investigação Operacional da FCUL, e coorientação da Prof.ª Doutora Ana Maria Abreu, do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências Exactas e da Engenharia da UMa.

Neste artigo, Ivo Sousa Ferreira propõe uma nova distribuição de probabilidade que, para além de aumentar o leque de distribuições possíveis para modelar o tempo de sobrevivência, tem-se revelado uma melhor opção para certos conjuntos de dados comparativamente aos modelos já existentes, nomeadamente na área em franco desenvolvimento da análise de dados relativos a acontecimentos recorrentes.

“A new lifetime distribution and its applications in recurrent events analysis” foi distinguido e apresentado durante a Sessão Comemorativa do 40º Aniversário da SPE, que se realizou este ano, em formato online, no passado dia 28 de Novembro, refere a UMa.

O Prémio SPE é promovido pela Sociedade Portuguesa de Estatística desde 1998 e pretende estimular a actividade de estudo e investigação científica em Probabilidades e Estatística entre os jovens. Os rigorosos critérios de selecção pautam-se pelo mérito do estudo em vários aspectos, entre eles a inovação e rigor científico e a contribuição para o desenvolvimento da área de Probabilidades e Estatística.