Curso Comunicação Clínica em Saúde abrangeu 25 profissionais do SESARAM

De acordo com uma informação do SESARAM, realizou-se já a segunda edição do “Curso Comunicação Clínica em Saúde”, com duas acções, a primeira nos dias 11 e 12 de Novembro e a segunda nos dias 19 e 20 deste mês, ambas com a duração de 12 horas, no Centro de Formação do SESARAM.

A acção abrangeu um total de 25 médicos de Medicina Geral e Familiar (MGF), (Internos de Formação Específica de 1º e 4º ano e Assistentes).

Este, explicam-nos, é um curso teórico-prático, com uma forte componente de treino em situações de comunicação, visando promover a aprendizagem e o treino de estratégias e competências comunicacionais eficazes, no contexto da saúde. Iniciou-se o ano passado, por solicitação de alguns serviços clínicos e, nesse ano abrangeu um total de 34 participantes.

Em 2020 deu-se a continuidade para os MGF e, em 2021, perspectiva-se iniciar este mesmo curso para os médicos de Cuidados Hospitalares.

Este curso foi organizado pelas Assistentes Principais da carreira Técnica Superior de Saúde – Ramo da Psicologia Clínica no Hospital Dr. Nélio Mendonça, Eduarda Freitas e Ana Laranjo, da Unidade de Psicologia do SESARAM e com o apoio técnico-pedagógico do Centro de Formação do SESARAM.