Ricardo Lume alerta para a necessidade de proteger e valorizar a produção de castanha

O deputado comunista madeirense, Ricardo Lume, foi hoje ao Curral das Freiras para contactar com a população e com os agricultores, discutindo a necessidade de garantir uma estratégia regional na defesa e valorização da produção de castanha da Madeira.

“Dos vários contactos realizados com os produtores de castanha desta freguesia foi evidente a preocupação pelo que comporta a reduzida produção de castanha, e as doenças que estão a potenciar a redução da produção, mas também as dificuldades que os produtores estão a ter para escoar a sua produção, devido aos impactos da pandemia COVID-19”, refere uma nota.

No Curral das Freiras, mas também no Jardim da Serra, na Serra de Água, nas zonas altas da Ribeira Brava e no Campanário, a produção de castanha reveste-se de uma importância significativa como fonte de rendimento para muitas das famílias, salienta o PCP. A quebra de produção terá como resultado prejuízos elevados para as economias locais e regional.

“Todo este quadro adverso cria previsíveis rupturas no tecido económico e social e coloca fortes ameaças à base de subsistência económica de muitas famílias do mundo rural nesta Região Autónoma”, disse Lume.

O PCP entende, pois, que a par de ser necessário garantir uma mais eficaz estratégia no combate às doenças e pragas que estão a afectar  a produção de castanha na região como por exemplo “ a vespa da galha do castanheiro”,  é fundamental assegurar apoios extraordinários para as perdas de produção. Também é urgente a criação de uma estratégia regional para dar resposta ao escoamento da produção existente, pois segundo os produtores, este ano, devido ao facto da castanha regional ser mais pequena, e com os  impactos negativos do surto epidemiológico COVID-19, que obrigou a cancelar um conjunto de eventos e festas que potenciavam a venda do produto, existem grandes dificuldades em escoar a produção.

A par destas reivindicações é necessário garantir a pronta certificação da castanha da Madeira, criando a “Denominação de Origem Protegida” e o correspondente “Selo de Qualidade”, entendem ainda os comunistas, que prometem apresentar no parlamento regional uma iniciativa legislativa que vai ao encontro destas justas reivindicações dos produtores de castanha.