Eduardo Jesus salienta importância da certificação da empresa de transportes colectivos SAM

O secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, esteve hoje na cerimónia de entrega de Certificado Madeira Safe to Discover à primeira empresa de transporte colectivos de passageiros a recebê-lo na Madeira, nomeadamente a SAM – Sociedade de Automóveis da Madeira. Na ocasião, Eduardo Jesus disse que esta pandemia veio trazer sobretudo medo, destruindo a confiança e alterando tudo.

“Hoje nós sofremos drasticamente porque os nossos fluxos turísticos, a entrada de passageiros na Madeira, está nitidamente reduzida, como acontece com qualquer outro destino turístico, porque as pessoas não têm confiança para viajar”, reconheceu. Isto porque as pessoas “têm medo de ser contaminadas no transporte para o aeroporto, nas instalações aeroportuárias, nos aviões, à chegada, no destino, etc.”, declarou.

Daí que sobre a Madeira e quem a governa impenda a responsabilidade de restaurar essa confiança. Por isso foram tomadas várias medidas, partindo-se depois para um processo de certificação, desafiando a SGS para tal porque certifica para todo o mundo e é tida como referência, afirmou.

Já foram entregues certificações similares a outras entidades, mas esta é a primeira vez que a mesma é entregue a uma empresa de transportes públicos, pelo que a SAM “marca uma dianteira bastante importante”.

Todos os subsectores relacionados de algum modo com o turismo e a circulação devem implementar boas práticas e de preferência alinhar em certificações do género pois, sustentou Eduardo Jesus, só assim a Madeira se pode afirmar lá fora como um destino turístico seguro.