CMF restaurou a escultura de S. Sebastião, danificada no 20 de Fevereiro de 2010

A Câmara Municipal do Funchal recuperou a escultura de São Sebastião devolvendo-a ao Museu Cidade do Açúcar. A restauração da obra em madeira representa para o Município a preservação do espólio cultural, refere uma nota camarária.

De acordo com a vereadora com o pelouro da Cultura na edilidade funchalense, Madalena Nunes, “esta é uma peça muito importante do acervo museológico dos museus municipais, que estava a carecer de restauro e conservação pois ainda apresentava sequelas do 20 de Fevereiro. Trata-se de uma escultura de vulto em madeira de carvalho policromada e dourada produzida nos inícios do século XVI nas afamadas oficinas da Flandres que pertenceu à antiga capela de São Sebastião, demolida em 1803, onde actualmente se encontra o Largo do Chafariz.”

“Paulatinamente, a autarquia tem vindo a investir nas obras em que em 2010 ficaram danificadas pelas inundações que o Museu Cidade do Açúcar sofreu com a aluvião. É um investimento de extremo relevo cultural porque conservar o património artístico da cidade é preservar também a sua identidade. Este restauro, em particular, foi um trabalho moroso e minucioso já que o suporte da escultura sofreu alterações como fendas verticais devido à elevada humidade a que foi alvo e à acumulação de lama”, referiu a vereadora.