Câmara de Machico homenageia amanhã no Solar do Ribeirinho os dinamizadores da tradição dos fachos

A Câmara Municipal de Machico promove amanhã pelas 19h30, nos jardins do Solar do Ribeirinho, uma homenagem simbólica às pessoas envolvidas na dinamização da tradição dos fachos.

“A elaboração dos Fachos pertence aos vários sítios da paróquia e freguesia de Machico e constitui uma relevante prática secular e  etno-religiosa desta freguesia. As referências históricas à tradição dos Fachos remontam aos tempos em que Machico era alvo de ataque de piratas e corsários.  Os fachos – sinais luminosos avisavam as populações e comunicavam com os diferentes núcleos populacionais e inter-ilhas (Madeira e Porto-Santo), sendo o Pico do Facho um ponto estratégico de comunicação com a Ilha Dourada e a Costa Norte da ilha. Posteriormente foi adoptada pelo povo de Machico, como forma de louvar o Santíssimo Sacramento, na festa que decorre no último fim de semana de Agosto”, refere uma nota da edilidade.

A  autarquia apresentou “Os Fachos” a uma candidatura ao concurso das “7 Maravilhas da Cultura Popular de Portugal”, que decorre neste momento, numa forma de promoção e valorização de uma prática imaterial e comunitária única na RAM.