Câmara de Santa Cruz faculta acesso gratuito a medicamentos a mais 31 famílias

A Câmara Municipal de Santa Cruz aprovou, hoje, por unanimidade, o alargamento do programa de acesso gratuito ao medicamento a mais 31 famílias, refere um comunicado. O vereador Jaime Silva frisou que estas foram candidaturas apresentadas no decorrer da pandemia COVID-19 por parte de agregados familiares que viram a sua situação laboral e financeira alterada. Estas 31 famílias vão dar origem a um novo protocolo com a Associação Dignitude para acesso ao cartão ABEM.

Na reunião de hoje, refere-se, a autarquia aprovou ainda uma alteração ao regulamento do Fundo Social de Emergência, no sentido de habilitar a edilidade a ter uma maior e mais célere capacidade de resposta na ajuda social em situações de catástrofe, calamidade ou pandemia.

Foi também aprovada a entrega da medalha de mérito municipal à professora Júlia Caré, que acaba de se aposentar como professora do Ensino Secundário.

A proposta, apresentada pelo vereador Arlindo Rodrigues, sublinha a circunstância de terem passado pelas mãos desta professora “várias gerações, pais, filhos e até netos, vários programas curriculares das disciplinas de Inglês e Alemão, como também, vários projectos educativos com diferentes experiências pedagógicas e diversas participações em clubes e projectos nas escolas onde leccionou.”

A proposta realça que Júlia Caré fez sempre do ensino a sua batalha, “na defesa intransigente dos direitos daqueles que abraçaram a profissão de professor”. Foi presidente do Sindicato de Professores da Madeira durante alguns anos e para ela, “ser professora era uma vocação incessante na busca por novas aprendizagens e de novas experiências”, assegura-se. “As aulas eram muito mais que os programas curriculares, as aulas eram a vida, os exemplos do nosso dia a dia, as alegrias e tristezas do nosso quotidiano, eram a luz e o caminho para novas e melhoras condições de vida, numa participação cívica incessante”.

Júlio Caré também assumiu vários cargos políticos autárquicos, Hoje é presidente da Assembleia Municipal de Santa Cruz. Foi deputada à Assembleia da República. Defensora e activista dos direitos humanos, foi nomeada Conselheira Municipal para a Igualdade a 2 de Fevereiro de 2018, cargo que aceitou de bom grado. Desde então não tem parado.

“Agarrou esta missão com visão, atitude, sabedoria e experiência, sendo uma peça fundamental para a promoção da igualdade de direitos e oportunidades entre Mulheres e Homens no Concelho de Santa Cruz”, salienta a proposta.