Miguel Gouveia enaltece “oportunidade para reflectir sobre a autonomia como conquista de Abril”

O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia, acompanhou esta manhã, na Praça da Autonomia, a cerimónia de homenagem ao Monumento à Autonomia, momento comemorativo do Dia da Região e das Comunidades Madeirenses. O edil funchalense, em nome do Município, depositou um arranjo de flores junto ao monumento, e participou, igualmente, na cerimónia solene de celebração da efeméride que decorreu na Assembleia Legislativa da Madeira, refere uma nota da CMF.

Miguel Gouveia considerou a cerimónia “uma oportunidade para reflectir sobre a autonomia como conquista de Abril, um momento para enaltecer a nossa luta diária pela libertação das políticas centralistas, que se quer feita interna e externamente, numa busca pela reafirmação da nossa identidade e de todos aqueles que são os valores de uma política democrática”.

“Celebramos a Região e as Comunidades Madeirenses espalhadas pelo mundo, e destaco o estoicismo do povo madeirense na superação das adversidades. Somos um símbolo de resiliência, luta, saudade, dedicação, e esforço, e na cidade do Funchal continuaremos a honrar este legado, e  a utilizar os instrumentos autonómicos na sua plenitude para promover a justiça, a equidade e o bem-estar social  de todos os madeirenses”, acrescentou.

O presidente da CMF manifestou ainda a disponibilidade do Funchal  para continuar à altura da responsabilidade que o momento exige. “Perspectivamos o futuro com ambição e ponderação, e apelo à convergência de esforços e a consensos institucionais que privilegiem sempre o interesse das populações que servimos”.