Alarme social em São Martinho com idosos sem dinheiro e à fome, denuncia o presidente da Junta

O presidente da Junta de Freguesia de São Martinho deu hoje o alerta e diz mesmo que soou o alarme social relativamente a muitos idosos da freguesia, isolados em consequência das medidas de combate à COVID-19, mas que estão à fome e sem dinheiro. As equipas que estão no terreno para ajudar, no âmbito de uma iniciativa da Junta, depararam-se com este fenómeno e Caldeira Ferreira decidiu trazer a público o problema para que haja uma intervenção social.

“Na sequência dos diversos contactos estabelecidos pela Junta de Freguesia nestas duas semanas, foram sinalizados perto de quatro dezenas de casos de idosos, que confinados às sua casas, encontram-se sem dinheiro e com os armários vazios. Pessoas que habitualmente frequentam centros de dia e que ali conseguem contornar a fome e que, por estes estarem com as portas encerradas, deixaram de beneficiar dessa refeição”.

Perante este cenário, Duarte Caldeira considera de “iminente emergência social”, a Junta de Freguesia procurou apoio no fornecimento de refeições tendo a empresa Banamadeira respondido prontamente ao primeiro contacto, possibilitando colocar diariamente em casa dessas pessoas uma refeição quente, assim como outros produtos de primeira necessidade”.

Esta posição é transmitida numa nota enviada à comunicação social, onde o presidente da junta diz que o orgão que dirige está no terreno com um conjunto de iniciativas de apoio aos idosos e mais carenciados da freguesia, revelando hoje que, em duas semanas, “são inúmeros os beneficiários que já usufruíram do “Fique em Casa”, uma iniciativa destinada à população de São Martinho com mais de 60 anos e doenças crónicas”.

Duarte Caldeira Ferreira explica que “o “Fique em Casa” é um programa que visa essencialmente assegurar o cumprimento de algumas das necessidades prementes das pessoas, nomeadamente quando não há a possibilidade de serem supridas com a ajuda de familiares. Uma forma que a Junta de freguesia encontrou para dar resposta aos apelos dos mais vulneráveis nas suas necessidades diárias neste período”.

Em duas semanas de “Fique em Casa”, são já inúmeras as pessoas da Freguesia de São Martinho que beneficiaram deste programa. Para usufruir deste apoio, o Presidente de São Martinho explica que “basta que o contacto seja feito pelo número 926294990, sendo feito um breve questionário a fim de aferir se a situação se enquadra nos critérios previamente definidos para beneficiar de ajuda, sempre tendo em conta a necessidade de que a mesma ocorra em situação de segurança, quer para o beneficiário quer para o colaborador da Junta”.

Duarte Caldeira Ferreira, refere ainda que “a fim de facilitar o contacto nesta altura, a Junta decidiu isentar o pagamento das taxas de emissão de atestados”. Apesar de não estar a realizar atendimentos presenciais, a Junta de São Martinho continua a desenvolver a sua atividade normal, podendo os contactos serem feitos pelo telefone 291700580, pelo endereço eletrónico são.martinho@jf-saomartinho.pt, pela página na internet e nas redes sociais.

Na mesma informação, a Junta anuncia que procedeu à desinfeção do mobiliário urbano e que tem maior contato com a população. Uma ação que teve a coordenação da Câmara Municipal do Funchal.