Simpósio sobre música contemporânea no Teatro Municipal

 

O Laboratório Experimental de Arte Intermedia (LEAI), integrado no Conselho de Cultura da Universidade da Madeira e o Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira organizam, no próximo dia 30 de Janeiro, um simpósio subordinado ao tema «Pontes e Caminhos da Música Contemporânea». O projecto é de Aniko Harangi, professora de piano, de música de câmara e pianista acompanhadora no Conservatório, e a coordenação é de Duarte Encarnação, professor auxiliar na Universidade da Madeira e coordenador do LEAI. O evento conta ainda com o apoio da Câmara Municipal do Funchal.

O colóquio, com início agendado para as 14h00 do dia 30 de janeiro e com entrada livre, contará com as comunicações de Luís Tinoco (compositor e docente na Escola Superior de Música de Lisboa), Francisco Loreto (compositor, docente no Conservatório e 1º clarinete na Orquestra Clássica da Madeira), Rodrigo Camacho (co-director do grupo New Maker Ensemble na Goldsmiths, Universidade de Londres), Pau Galbis (realizador e professor auxiliar de Arte e Meios Audiovisuais na Universidade da Madeira), Paulo Esteireiro (director de Serviços de Investigação, Comunicação, Edições e Formação no Conservatório e investigador do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Universidade Nova de Lisboa) e Teresa Norton Dias (investigadora do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais da Universidade Aberta, do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa e do Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais da Universidade da Madeira). Após as comunicações, por volta das 16h30, haverá lugar a debate.

O concerto está agendado para o mesmo dia, mas pelas 18h00. Contará com comentários de Luís Tinoco e a participação de Daniel Bolba e Duarte Santos, jovens percussionistas laureados que iniciaram os seus estudos no Conservatório, e o Maat Saxophone Quartet, quarteto de saxofonistas totalmente português e a residir na Holanda, que nos levarão numa viagem pela música de compositores portugueses e holandeses. Este concerto terá o valor de 10€, sendo de entrada gratuita para todos os alunos e docentes da Universidade da Madeira e do Conservatório, refere uma comunicação à imprensa.

Ainda integrando o programa deste simpósio, mas em exclusivo para alunos e docentes do Conservatório, serão realizadas duas masterclasses, uma pelo MAAT Saxophones Quartet e outra por Luís Tinoco, no dia 31 de Janeiro.

Mais informações sobre o evento em https://oneline.pt/pt/musicacontemporanea/.