Duatlo da Ponta do Sol-Madalena do Mar movimentou 150 atletas

No passado sábado, dia 25 de Janeiro, teve lugar na Madalena do Mar o primeiro Duatlo da Época Desportiva Regional 2020, prova que contou com a maior participação de atletas em Duatlos Regionais (cerca de 150 atletas de todos os escalões).

Com esta participação recorde, a ARTM e a Câmara Municipal da Ponta do Sol, cumpriram o primeiro objectivo do ano. Haverá mais duas provas regionais, que se encontram agendadas para Junho de 2020.

“A ARTM demonstrou, uma vez mais, a graciosidade e o valor que tem, não só para o desporto regional, como também para o turismo na Madeira, permitindo a participação de atletas de outras nacionalidades. Nesta prova, a atleta alemã Angelika Fanai-Nimmesgern, habituada a participar em Ironman’s, quis participar neste desafio Super-Sprint e considerou a prova “uma pequena e maravilhosa competição familiar. Bem organizada, com ajudantes e participantes amigáveis”, ficando o convite de vários clubes à atleta para esta se licenciar num clube regional”, cita um comunicado de imprensa.

Quanto às classificações, nesta primeira prova de Duatlo, Francisco Luís (CNF) e Joana Sousa (ACD Jardim da Serra) foram os grandes vencedores, alcançando a meta em primeiro lugar da competição Super-Sprint. Em segundo lugar, ficaram os atletas Bruno Freitas (Ludens Clube de Machico) e Vanessa Andrade (CDES). Em terceiro lugar da geral ficaram João Marote (Ludens Clube de Machico) e Tânia Alves (ACD Jardim da Serra).

Por clubes, a equipa do Ludens Clube de Machico conseguiu acumular a maior pontuação com os atletas masculinos e o ACD Jardim da Serra ficou em primeiro lugar dos clubes femininos.

Nos escalões Jovens, os Juvenis partiram em simultâneo com a prova principal Super-Sprint, contudo completando diferentes distâncias, sendo que Gonçalo Santos e Bruna Belo, atletas da ADRAP, alcançaram a meta em primeiro lugar. Seguindo-se João Neves (ACD Jardim da Serra) e Mónica Dias (AD Galomar). Em terceiro lugar ficaram os atletas do Ludens Clube de Machico, André Gomes e Oriana Furtado.

Prosseguindo com o escalão de Iniciados, o Simão Carvalho (Ludens Clube de Machico) e a Melissa Silvino (AD Galomar) ficaram em primeiro lugar. Em segundo lugar ficaram Óscar Góis e Maria Isabel Freitas, ambos atletas do ACD Jardim da Serra. Subiram ao último lugar do pódio João Viveiros (Ludens Clube de Machico) e Débora Martins (CF Andorinha), refere ainda o comunicado enviado às Redacções.

Na competição do escalão de Infantis, em primeiro lugar ficaram Matias Brites (CDES) e Leonor Sousa (CF Andorinha). Em segundo lugar, destaque para Matias Olival (Ludens Clube de Machico) e Leonor Pereira (CDES). Os atletas Bernardo Dias (CF Andorinha) e Rita Madureira (CDES) classificaram-se em terceiro.

No escalão mais novo em competição, Benjamins, Guilherme Pita (CDES) e Bruna Alves (CF Andorinha) atravessaram a meta em primeiro lugar, seguindo-se Gustavo Ornelas e Márcia Caldeira, ambos do CDES. Em terceiro lugar ficaram Francisco Antunes (Ludens Clube de Machico) e Mariana Afonso (CF Andorinha).

Por clubes, dominaram os jovens masculinos e femininos do CF Andorinha.

A ARTM, como entidade organizadora, agradece o apoio das várias entidades públicas que contribuíram activamente para a realização das provas deste sábado, em especial à Câmara Municipal da Ponta do Sol, AMDpt, SER – DRJD.

A organização contou igualmente com o apoio da Auto Zapecar, Prozis, MZBike, Clínica Dentária do Fórum Machico, Socorro Madeira e Empresa de Cervejas da Madeira – Águas Atlântida.