PS “inconformado” com encerramento de balcão da CGD na Ponta do Sol

Os deputados socialistas com assento no parlamento regional reuniram-se na tarde de hoje na sede regional da Caixa Geral de Depósitos (CGD), para debater com a entidade bancária a intenção de encerramento da agência da Ponta do Sol, prevista para o dia 20 de Dezembro.

A directora comercial, Francisca Perry Vidal, justificou, junto dos representantes parlamentares do PS, que o fecho desse espaço é fruto de uma estratégia nacional de redução de custos ao abrigo do Plano Estratégico que a entidade bancária está obrigada a cumprir até 2020.

A responsável esclareceu que “a rentabilidade das agências foi um dos principais indicadores a ser tido em conta nesta estratégia de redução de custos, revelando que os valores apurados nos últimos cinco anos no concelho da Ponta do Sol ditaram assim o encerramento da agência”.

Apesar de reconhecer que o factor financeiro é importante, os socialistas lamentaram a decisão, justificando com os transtornos que a mesma tem na vida da população local, que se vê assim obrigada a deslocar-se ao concelho da Ribeira Brava para tratar de assuntos bancários.

Nesta mesma reunião, a directora comercial da CGD deixou a garantia da permanência dos serviços de levantamento e depósitos bancários na Ponta do Sol, através da permanecia dos terminais de ATM e ATS.

Outra salvaguarda deixada pela responsável foi a continuidade dos funcionários que exerciam funções na Ponta do Sol, tendo já sido transferidos para a agência da Ribeira Brava.

O grupo parlamentar do PS, no entanto, mostra-se “inconformado” com esta decisão.