Representante da República e militares na missa do Parto na Paróquia da Nazaré

Realizou-se hoje, dia 15 de Dezembro às 6 horas da manhã, a tradicional missa do Parto, na Paróquia da Nazaré, no Funchal. Assistiram a esta missa diversas entidades, nomeadamente o representante da República para a Região Autónoma da Madeira, o Comandante Operacional e o Comandante da Zona Militar, entre outros militares dos três ramos das Forças Armadas e Forças e Serviços de Segurança e centenas de fiéis da paróquia, que se quiseram associar, refere um comunicado dos militares.

As missas do parto são uma das maiores tradições natalícias das ilhas da Madeira e Porto Santo, consistindo em nove missas celebradas na novena que antecede o dia de Natal em todas as paróquias do arquipélago, de madrugada, e em coordenação com diversas instituições, refere o texto enviado às Redacções.

Tradicionalmente, a primeira missa da Paróquia da Nazaré é dedicada aos militares, e esta em particular foi celebrada pelo recém-ordenado Capelão Militar, padre Marco Abreu, que “enalteceu a disponibilidade e espírito de serviço dos militares, em prol das populações madeirenses e ao serviço de Portugal”.

Durante a Eucaristia, a Banda Militar da Madeira acompanhou os actos religiosos, após o que, e durante a distribuição da canja, da poncha, do cacau e das sandes de carne de vinho e alhos, animaram a continuação das festividades.