Novenas de Nossa Senhora do Monte começam hoje

As festas iniciam-se com as Tradicionais Novenas, sequência de nove missas realizadas em honra de Nossa Senhora, que tem a particularidade de se iniciar com a Ladainha a Nossa Senhora, oração formada por uma série de invocações curtas e respostas repetidas, que tradicionalmente são invocadas.

Estas Novenas são organizadas, na sua maioria, pelos diferentes sítios da freguesia, em que cada sítio tenta mostrar e dar o seu melhor para honrar Nossa Senhora, nomeadamente na ornamentação da igreja e no arraial que se sucede.

A festa em honra de Nossa Senhora do Monte é, sempre, aguardada, por todos, com grande ansiedade. Muitas vezes é esta a ocasião para encontrar amigos e parentes, tal como muitos emigrantes que aproveitam esta data para visitarem a sua terra.

Matam-se as saudades, revêem-se caras e bebe-se um copo, é a perfeita harmonia entre o sagrado e o profano.

Sendo a Nossa Senhora do Monte a padroeira da Ilha da Madeira, este arraial, dos maiores da ilha da Madeira, atrai muitos devotos e público em geral.

Nesta grande festa popular, o Monte é enfeitado com os tradicionais corredores de flores coloridos e não faltam as barracas de comes e bebes, os tradicionais colares de rebuçados, os bonecos de massa e todas as outras atracções típicas dos arraiais madeirenses. A festa dura a noite toda.

Quem vai ao Monte tem que visitar a Igreja e rezar a Nossa Senhora do Monte.

A Igreja com a sua escadaria e Nossa Senhora do Monte, assumem-se como grande ex-libris de toda a festa.