Rotunda das Eiras com obras em breve, revela Calado no aniversário da elevação do Caniço a cidade

Calado junta do Caniço BComemorou-se hoje o 14º aniversário da elevação do Caniço a cidade. Um momento aproveitado para a inauguração das novas instalações da Junta de Freguesia, na presença do vice presidente do Governo, Pedro Calado, em representação de Miguel Albuquerque.

Calado lembrou o Caniço como segunda cidade mais populosa (vivem 23 mil pessoas), mas também “a sede do segundo polo turístico mais importante da Região. E por isso, encontro-me hoje aqui para reafirmar, em nome do Governo Regional, o nosso apoio e inteira disponibilidade para continuar a colaborar com a Junta de Freguesia e com a Câmara Municipal, em benefício da população residente e da melhoria das suas condições de vida”.

O vice presidente do Executivo revelou que “o Governo Regional tem atualmente programadas e em curso algumas obras nesta cidade, nas áreas das acessibilidades, do lazer, do apoio social e comunitário, da saúde e do Ambiente. Depois de no início deste mandato termos finalizados obras fundamentais, como a Variante ao Centro da cidade, o anfiteatro da Escola do Caniço, a criação de espaços para os alunos de educação especial na EB 23 do Caniço, as obras na escola e a recuperação do polidesportivo e ginásio das Figueirinhas, o Governo Regional iniciará, em breve, os trabalhos de construção da Rotunda das Eiras”.

Esta obra, diz Calado, na ordem de um milhão de euros, “permitirá o reordenamento da circulação do tráfego e a melhoria da segurança rodoviária na zona das Figueirinhas, estando inserida no projeto mais amplo de requalificação de toda a Estrada do Aeroporto”.

Já em curso está a construção da Zona de Lazer do Garajau, uma obra que vem ajudar a revitalizar e a valorizar um espaço que se encontrava degradado, requalificando-o e transformando-o numa mais-valia para a população que, neste momento, não usufrui de muitos espaços verdes, desportivos, de fruição e de lazer.

Na área da Saúde, Calado relembrou a medida do Governo Regional, implementada no final de fevereiro deste ano, e que se prende com a criação no Centro de Saúde do Caniço, de um espaço de Consulta Aberta disponível à população residente sem médico de família. “Esta consulta de ajuda médica não urgente, já recebeu, em pouco mais de três meses, 835 utentes”.

“Importa também salientar o investimento que o Governo tem feito na área dos cuidados de saúde primários, recordando que o Centro de Saúde do Caniço foi, este ano, reforçado com a entrada de dois médicos de Medicina Geral e Familiar, o que significa mais consultas, menos recursos e, sobretudo, mais humanização na prestação de Cuidados de Saúde.

O vice de Albuquerque adiantou, ainda, o projeto da Investimentos Habitacionais da Madeira, que assegura o apoio à eficiência energética nos edifícios de habitação social do Conjunto Habitacional das Figueirinhas, no sentido de reabilitar as habitações e zonas comuns, beneficiando diretamente as famílias, que passarão a pagar muito menos pelo consumo de eletricidade e DE GÁS.

No que se refere ao apoio às empresas locais, no âmbito dos vários sistemas de incentivos, o Governo Regional aprovou 191 projetos na freguesia do Caniço, que ascendem a um investimento público de 7,5 Milhões de euros, sendo 6,4 milhões de Fundos e 1,1 milhões de euros do orçamento regional.