Jogo digital volta às aulas de matemática na escola dos Louros

(DR)

A segunda fase de testes do jogo digital “Clash of Wizardry” decorreu recentemente na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos dos Louros, escola associada do Projeto E-MaGIC (Education in Mathematics in Game-based Immersive Contexts).
O projeto foi aplicado nas aulas de Matemática, envolvendo cerca de 200 alunos e respetivos professores, com o intuito de avaliar a nova versão do jogo.
Aspetos relacionados com a usabilidade e interface estiveram, mais uma vez, em destaque.
De acordo com a equipa dinamizadora do projeto, alunos e docentes participaram ativamente nas sessões de teste, contribuindo com sugestões construtivas, o que valoriza o processo de desenvolvimento desta ferramenta digital.
“Trata-se assim de obter uma análise ao nível pedagógico, por parte das professoras, e de se conseguir um feedback direto, por parte dos alunos”, sublinharam.
Os alunos, habituados às novas tecnologias, revelaram entusiasmo na exploração deste jogo em contexto de sala de aula, sobretudo quando associado à Matemática, disciplina tradicionalmente considerada o “bicho-papão” dos estudantes.

(DR)

Considerando a necessidade de uma parceria para consultoria pedagógica, testagem, avaliação e disseminação do “Clash of Wizardry”, a Direção Regional de Educação, entidade coordenadora do projeto E-MaGIC, através do Gabinete de Modernização das Tecnologias Educativas, convidou a Escola dos Louros a integrar o projeto como escola associada, através do grupo disciplinar de Matemática.
O projeto tem como objetivos proporcionar uma ferramenta educativa baseada nos currículos nacionais e permitir a consolidação das aprendizagens de forma efetiva, “indo ao encontro dos padrões de qualidade dos jogos comerciais para que os alunos se sintam motivados para jogar, praticar e, ao mesmo tempo, estudar ao seu ritmo e por iniciativa própria”, salientam os responsáveis.
O “Clash of Wizardry” será disponibilizado, gratuitamente, nas lojas de aplicações, como a App Store e a Play Store, em outubro próximo.