SRARN promove sessão de preparação da época balnear de 2019

A abertura iminente da época balnear de 2019 motiva uma “Sessão de Preparação” que decorrerá na próxima sexta-feira, pelas 10 horas, no auditório do edifício do Campo da Barca. A directora regional do Ordenamento do Território e Ambiente abrirá a sessão, seguindo-se uma mesa redonda sobre o tema. Serão depois entregues painéis informativos às entidades gestoras. Após a sessão, será inaugurada a exposição: Expo – Águas Balneares 2019, que estará patente ao público até ao final do mês de Maio, no átrio do edifício.

Diz uma nota da Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais que as águas balneares na RAM “têm assinalado uma melhoria contínua ao longo dos anos, ao nível da gestão, da qualidade e da informação disponibilizada”. A referida exposição pretende “fomentar o conhecimento e interesse dos banhistas e público em geral sobre a temática das águas balneares da RAM”.

“As águas balneares são identificadas anualmente, assim como a duração da época balnear e a classificação como praia de banhos (praias com vigilância), através de portaria conjunta dos ministérios do Ambiente e da Defesa Nacional. Pretendeu-se divulgar a maioria das águas balneares existentes, distribuídas por todos os 11 concelhos da RAM. Para cada água balnear exposta são indicadas as coordenadas geográficas do ponto de monitorização e a qualidade obtida no ano 2018. São ainda disponibilizados links (QR Code) que poderão ser utilizados para aceder a informações mais pormenorizadas sobre as águas balneares, designadamente os perfis de água balnear. A título exemplificativo, encontra-se exposto um exemplar de um perfil de água balnear, um documento que contém um vasto conjunto de informações, como: a caracterização da água balnear e zona envolvente, a delimitação e ponto de amostragem, o ano da designação, o histórico de qualidade, os potenciais focos de poluição, contactos úteis, entre outros”, refere a SRARN.

“As zonas balneares são utilizadas na RAM praticamente todo o ano para uma diversidade de actividades como banhos, convívio, lazer, prática desportiva, meditação, trabalho científico, realização de eventos culturais. Nesse sentido, através desta divulgação, pretende-se promover uma maior consciencialização dos usos e potencialidades destas áreas e fomentar a sua preservação, para que todos nós assim como as gerações futuras possam …. ir a banhos”, refere a Secretaria com a pasta do Ambiente.