A Câmara Municipal do Funchal adaptou o Ginásio Municipal de São Martinho à prática de Boccia, modalidade que integra o circuito paralímpico para cidadãos com mobilidade reduzida, na concretização do projeto vencedor da sessão 2018 da Assembleia Municipal Jovem do Funchal.
Segundo revela uma nota do gabinete de comunicação da Autarquia, “a ideia foi dos alunos da Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, que procuraram apoiar um colega que é praticante da modalidade”. Neste contexto, o Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, e os Vereadores Madalena Nunes e Bruno Martins foram ao Ginásio Municipal entregar o material para a prática desta modalidade, num momento que contou com a presença dos jovens autores do projeto e de professores e atletas do Clube Desportivo Os Especiais, que acompanharam a sua implementação.
Paulo Cafôfo registou “o orgulho em testemunhar a materialização de mais um projeto que nasceu na Assembleia Municipal Jovem e que vem reforçar a importância de lutar diariamente pela inclusão e igualdade de oportunidades nos mais diversos contextos, especialmente nas escolas, locais privilegiados para formar cidadãos mais humanos e tolerantes. Esta é mais uma ferramenta municipal de enorme valor para promover a cidadania ativa junto dos jovens, em benefício de uma cidade pensada por todos e para todos.”
O Presidente deixou ainda palavras de agradecimento ao Clube Desportivo Os Especiais. “Esta Câmara tem feito a sua parte para tornar o Funchal numa cidade cada vez mais acessível e inclusiva. Acredito que o caminho que percorremos nos últimos anos é indiscutível, e deixa-me feliz ver a forma como a sociedade civil, as escolas e as associações se têm juntado a nós para construir uma cidade melhor.”
A proposta vencedora na AM Jovem do ano passado assegurou o apoio municipal à modalidade Boccia, com a Câmara Municipal do Funchal a disponibilizar o Ginásio Municipal de São Martinho para o efeito, às sextas-feiras à tarde e aos sábados, tal como também já era feito para o Grupo Dançando com a Diferença. O apoio financeiro da Autarquia destinou-se a material desportivo para os atletas: kits de bolas, rampas de competição, fixadores de bolas de rampa, fitas de caixa de lançamento e fitas de marcação de campo.
Recorde-se que a sessão deste ano da Assembleia Municipal Jovem, uma iniciativa criada pelo atual Executivo em 2015, que veio permitir que os jovens do 3º Ciclo do Ensino Básico possam apresentar, votar e concretizar propostas para a cidade, decorreu na passada segunda-feira. Este ano venceu a proposta do Externato da Apresentação de Maria, denominada “Tu Pedalas!”, que prevê uma plataforma para a disponibilização de bicicletas públicas nalguns pontos da Baixa do Funchal.