Integração da Saúde Mental nos cuidados primários “é fundamental”, revela-se em formação do SESARAM

Formação SESARAM
A integração de serviços de saúde mental nos cuidados primários é fundamental.

As perturbações do humor bipolar foram o tema da 2ª sessão formativa  na área da Saúde Mental, que decorreu hoje na sala de conferências do Hospital Dr. Nélio Mendonça, no âmbito do plano formativo “Psiquiatria para os Cuidados de Saúde Primários”, promovido pelo Serviço de Psiquiatria e Direção do Internato Médico de Medicina Geral e Familiar (MGF), em articulação com o Agrupamento de Centros de Saúde da RAM.

Na abordagem de hoje, foi referenciado que a Saúde Mental “reveste-se de grande importância em termos de saúde pública, pelo que a integração de serviços de saúde mental nos cuidados primários é fundamental e traz inúmeros benefícios quando conjugado com outros níveis de cuidados, nomeadamente hospitalares e outros serviços baseados na comunidade”.

Segundo lembra uma nota do SESARAM, “este plano de formação de elevado nível científico é dirigido aos Médicos Internos de MGF, orientadores de Formação em MGF e a Médicos de Medicina Geral e Familiar da RAM, no sentido de familiarizar com as patologias mais frequentes nesta área e de promover uma melhor integração entre os Cuidados de Saúde Primários e Hospitalares”.

Estas sessões visam apresentar estratégias e técnicas de intervenção que permitam aos MGF uma atitude proactiva na identificação de situações e modos de atuação efetivos na área da saúde mental para uma oferta de serviços abrangente e integrada, reservando a psiquiatria para as situações mais complexas.

O plano decorre todas as quartas-feiras, entre as 15h:00 e as 17h:00, na Sala de Conferências do Hospital Dr. Nélio Mendonça. Iniciou no dia 8 de maio e termina no dia 26 de junho, totalizando 8 sessões.

A sessão de hoje contou com a presença do secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, da presidente do Conselho de Administração do SESARAM, Maria Tomásia Alves, da Coordenadora do Internato Médico de Medicina Geral e Familiar da RAM, Dolores Quintal, da Coordenadora do ACES, Perpétua Ramos, entre outros.