Conferência sobre os elementos químicos na Francisco Franco a 23 de maio

Desmistificar os elementos químicos é o objetivo da conferência que o Centro de Química da Madeira (CQM) e a Escola Secundária Francisco Franco (ESFF) organizam no dia 23 de maio, a partir das 10h, nas instalações da escola.

A iniciativa, intitulada “Desmistificando os elementos químicos – da utilidade diária às tecnologias emergentes”, integra as Celebrações do Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos (International Year of the Periodic Table of Chemical Elements – IYPT 2019) e terá como orador o Prof. Doutor José de Sousa Câmara, investigador sénior do CQM.

O CQM é membro integrante da Comissão Nacional para as celebrações do IYPT e, desde o início deste ano, tem vindo a desenvolver uma série de atividades, entre as quais se destacam a realização de uma Tabela Periódica Humana, um pequeno almoço das mulheres químicas e bioquímicas, bem como diversas conferências.

O IYPT 2019 foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas e comemora o sesquicentenário da descoberta do Sistema Periódico pelo cientista russo Dmitri Mendeleiev, conhecimento que é, hoje em dia, considerado um dos maiores marcos científicos na História da humanidade.