Berardo pode vir a perder condecorações por “desrespeito pelas instituições”

berardos 1
José Berardo pode vir a perder as condecorações.A avaliação cabe ao Conselho das Ordens, mas as declarações de Marcelo poderão ter dado uma ajuda.

O empresário madeirense Joe Berardo, alvo de críticas generalizadas pela forma como encarou a audição em sede de comissão de inquérito parlamentar à Caixa Geral de Depósitos, na Assembleia da República, foi agraciado com o grau de Comendador em 1985 e em 2004 foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante.

Estas condecorações poderão mesmo ser alteradas, uma vez que embora o Conselho das Ordens tenha autonomia plena, a verdade é que as declarações do Presidente da República, sobre essa mesma audição, foram bastante elucidativas quanto à condenação de procedimentos já feita pela sociedade. Marcelo disse ser importante respeitar as instituições e com isso deixou como que uma porta aberta a uma eventual avaliação de retirada das condecorações a Joe Berardo, o comendador que chocou o Páis quando disse que pessoalmente não tem dívidas à Caixa Geral de Depósitos.

A avaliação, a ser levada a efeito, terá por base, não qualquer condenação, mas sim um suposto desrespeito pelas instituições democráticas, no caso a Assembleia da República, onde Berardo prestou as declarações.