Congresso de “Lugares Pioneiros” traz painel de especialistas ao Funchal e a Machico

O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, apresentou, no Solar do Ribeirinho, em Machico, ao lado do Presidente da Câmara Municipal de Machico, Ricardo Franco, e da Presidente da Comissão Executiva do Congresso, Cristina Trindade, o programa oficial do Congresso Internacional Lugares Pioneiros, que se realiza nos dias 29, 30 e 31 de março.

O Congresso vai decorrer no Fórum Machico e no Teatro Municipal Baltazar Dias, debatendo temáticas como a construção de cidades globais, cultura, religião, ciência, inovação e empatia, com contributos de um elenco de luxo que conta com especialistas nacionais e internacionais, entre os quais se destaca o filósofo e sociólogo francês Gilles Lipovetsky.

Paulo Cafôfo demonstrou-se “convicto de que será um congresso extraordinário e com um carácter abrangente, pois estamos a falar de um debate complexo, sobre várias áreas do saber de diversas partes do globo, logo, acima de tudo, o que apresentamos hoje é um congresso multicultural. Esta iniciativa conjunta faz todo o sentido quando, na Região, estamos a comemorar 600 anos da Descoberta, relembrando a importância de descentralizar as comemorações e de fazer com que estas cheguem a toda a comunidade, não só aos madeirenses, mas também a todos aqueles que não o sendo por nascença, reconhecem na ilha um lugar pioneiro.”

Para o Presidente, a Região é “um laboratório de experiências e um ponto estratégico na expansão e descoberta de novos mundos, logo um lugar pioneiro. A Diocese do Funchal foi a primeira Diocese Global e foi assim que semeámos a primeira experiência da globalização. Acredito que temos a responsabilidade acrescida de recordá-lo e de trazer até nós esta centralidade, afirmando-nos no Mundo pelo conhecimento.”