Jorge Carvalho entrega amanhã prémios do concurso “Ciência na Escola”

Cerimónia será na escola da “Levada”.

O Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho, participará amanhã, quinta-feira, 21 de fevereiro, pelas 11 horas, na cerimónia de entrega de prémios, a nível regional, do concurso “Ciência na Escola”, que terá lugar na sala de sessões da Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva.

O concurso “Ciência na Escola” é uma iniciativa da Fundação Ilídio Pinho, em parceria com o Ministério da Educação e o Ministério da Economia e com a colaboração da Secretaria Regional de Educação, de âmbito nacional, destinado a todos os alunos do pré-escolar, dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, que visa incentivar o interesse das crianças e jovens em idade escolar pelas ciências através do apoio a projetos inovadores de educação e formação.

Segundo uma nota de imprensa, este ano, os projetos a concurso, subordinados ao tema “A ciência na escola ao serviço do desenvolvimento de Portugal”, pretendem demonstrar as potencialidades da ciência e da tecnologia como oportunidades de resposta aos desafios e principais problemas do mundo atual. Foram valorizados aspetos como a visão multidisciplinar, a criatividade e a inovação, o impacto social, o potencial de execução e o valor da ideia.

Aos projetos vencedores, a nível regional, foram atribuídos prémios de valor monetário para desenvolvimento dos mesmos.

No 1.º escalão (Pré-Escolar) foram premiadas a EB1/PE do Lombo da Guiné, com o projeto “Potinhos d’Amizade”, e a EB1/PE da Ladeira e Lamaceiros, com o projeto “Gostinho … doce!”, cada qual com um cheque no valor de 200 euros.

No 2.º escalão (1.º Ciclo) venceram a EB1/PE da Ladeira e Lamaceiros, com o projeto “Manteiga de banana”, e a EB1/PE do Lombo da Guiné, com o projeto “Eco Bag”, recebendo um cheque no valor de 300 euros cada uma.

No 3.º escalão (2.º Ciclo) a EBS Dr. Ângelo Augusto da Silva foi premiada com 400 euros pelo projeto “A Vida Mágica da Sementinha: cenário de aprendizagem com o Robot Cubetto”.

No 4.º escalão (3.º Ciclo) ganhou novamente a EBS Dr. Ângelo Augusto da Silva com o projeto “Jogo Interativo Cavaleiro da Dinamarca” e o correspondente cheque no valor de 500 euros.

Finalmente, no 5.º escalão (Secundário) a EBS Padre Manuel Álvares recebeu 500 euros pelo projeto “Battery4us: Charge The Future”.

Este concurso conta com a participação de cerca de 230 alunos da Madeira, 150 dos quais premiados que passam à fase de desenvolvimento, onde irão implementar, sob a orientação dos seus professores e o apoio de algumas entidades parceiras, os seus projetos vencedores. Estes projetos são candidatos ao Prémio Final, Fase Nacional, na qual as escolas da Região contam com um historial de prémios.