
A quebra de convenção com o subsistema de Saúde ADSE, dos funcionários públicos e aposentados da Função Pública, por parte de dois importantes grupos privados, Mello e Luz Saúde, está a provocar grande polémica, ao ponto de ter havido já uma declaração do Presidente da República a alertar para os perigos que esta rutura pode trazer para o próprio serviço público. O grupo Mello já anunciou que a saída é para 12 de abril e o grupo Luz Saúde, que detém o Hospital da Luz, sai a 15 de abril mas já avisou que a marcação de consultas, neste enquadramento ainda do acordo, terminou ontem às 22 horas.
A partir destas datas, qualquer consulta ou exame feitos pelos beneficiários do subsistema ADSE, naquelas unidades de saúde, são pagos por inteiro e depois enviadas as facturas para a ADSE, sujeitas a avaliação para o reembolso da parte correspondente. As consultas entretanto já agendadas, bem como os tratamentos, estão assegurados ainda ao abrigo do acordo.
Neste momento, o Conselho de Supervisão da ADSE pediu diálogo para resolver um problema que pode resultar na própria relevância do subsistema, considerando-se mesmo a possibilidade, já alvo de alerta por parte de Marcelo Rebelo de Sousa, que de repente a ADSE deixe de ser credível, o que no caso faria uma transferência de prestação de serviço de saúde para o púplico ou mesmo para outras entidades privadas, que não têm capacidade de resposta para um cenário dessa dimensão.
No que se prende com a Madeira, embora o grupo Mello, proprietário dos hospitais da CUFm não possua qualquer unidade, já o Grupo Luz Saúde disponibiliza serviços com duas unidades, em funcionamento como Hospital da Luz desde 2018. De facto, a ex-clínica de Santa Catarina, no Funchal, passou a Hospital da Luz, ao mesmo tempo que o grupo adquiria a Policlínica do Caniço.
Esta circunstância levou o Governo Regional a emitir ontem um comunicado, dando conta do pedido de explicações que o Executivo Regional solicitou à ministra da Saúde, no sentido de apurar as respostas para este rompimento de dois grupos importantes na área da Saúde, uma situação que poderá afetar um número elevado de utentes, também na Madeira.
No cerne da discussão está a exigência, por parte da ADSE, da devolução de 38 milhões de euros por excesso de faturação em 2015 e 2016.
O grupo Luz Saúde foi criado em 2000, prestando serviço através de 30 unidades, sendo que em fevereiro de 2014, passou a ser primeira empresa privada do setor da Saúde cotada em bolsa. A seguradora Fidelidadde é o acionista maioritário.
Vejamos o universo do grupo Luz Saúde
Hospital da Luz Funchal
Hospital da Luz Clínica do Caniço
Hospital da Luz Arrábida
Hospital da Luz Coimbra
Hospital da Luz Guimarães
Hospital da Luz Aveiro
Hospital da Luz Lisboa
Hospital da Luz Oeiras
Hospital da Luz Póvoa de Varzim
Setúbal, Torres de Lisboa
Hospital da Luz Vila Real
Hospital da Misericórdia de Évora
Hospital da Luz Clínica de Águeda
Hospital da Luz Clínica de Amadora
Hospital da Luz Clínica de Amarante
Hospital da Luz Clínica de Cantanhede
Hospital da Luz Clínica de Cerveira
Hospital da Luz Clínica de Coimbra
Hospital da Luz Clínica de Figueira da Foz
Hospital da Luz Clínica de Lagoas Park
Hospital da Luz Clínica de Odivelas
Hospital da Luz Clínica de Oiã
Hospital da Luz Clínica de Pombal
Hospital da Luz Clínica de Porto
Hospital do Mar Cuidados Especializados Gaia
Hospital do Mar Cuidados Especializados Lisboa
Casas da Cidade Carnaxide
Casas da Cidade Lisboa
Hospital Beatriz Ângelo
O primeiro hospital do Grupo José Mello Saúde foi o Infante Santo, em 1945. Nasceu três anos depois da morte do empresário Alfredo da Silva, o homem do grupo CUF. A unidade hospitalar destinava-se a prestar assistência aos cerca de 80 mil trabalhadores da CUF e respetivos familiares, num enquadramento de perfil daquele empresário, que antes criara creches, bairros, cinemas, escolas.
Vejamos aquele que é, hoje, o universo CUF Saúde do grupo Mello
GRUPO CUF
CUF Almada Clínica
CUF Belém Clínica
CUF Alvalade Clínica
CUF Cascais Clínica
CUF Coimbra Clínica
CUF Descobertas Hospital
CUF Infante Santo Hospital
CUF Mafra Clínica
CUF Miraflores Clínica
CUF Nova SBE Clínica
CUF Porto Hospital
CUF Porto Instituto
CUF S. Domingos de Rana Clínica
CUF S. João da Madeira Clínica
CUF Santarém Hospital
CUF Sintra Clínica
CUF Torres Vedras Hospital
CUF Viseu Hospital