ACIF em Gran Canária abordando a temática da “Economia Azul

Gran-Canaria_Las-PalmasA  ACIF-CCIM marcou ontem presença na jornada Crescimento Azul na Economia do Atlântico,  em Gran Canária. Este evento aconteceu no âmbito do projeto Smart Blue – Rede de Clusters Marítimos e Marinhos para a Competitividade das PME’s da Economia Azul.

Este evento teve como objetivo analisar e discutir as atuais e futuras perspetivas da economia azul na região do Atlântico.

O projeto Smart Blue – Rede de Clusters Marítimos e Marinhos para a Competitividade das PME’s da Economia Azul tem como objetivos potenciar a competitividade das empresas marinho-marítimas do espaço de cooperação da Macaronésia, através de uma rede suprarregional de clusters e agentes da economia azul que promovam processos de inovação e internacionalização aproveitando as sinergias, potencialidades e recursos conjuntos.

Entretanto, no âmbito do projeto SharEEN, a ACIF-CCIM encontra-se a participar no  “4th SHARING ISLANDS 2018”, em Tenerife, desde hoje e até ao dia 1 de dezembro.

O consórcio do projecto SharEEN, um dos projetos piloto da call “Oportunidades para os empresários europeus na economia partilhada”, financiada pelo Parlamento Europeu, realiza o  Sharing Islands 2018 – Sharing Economy Conference, evento este que oferece a oportunidade para trocar ideias, iniciativa e colaboração futura dentro da economia partilhada.

Uma nota do gabinete de comunicação daquela associação empresarial, refere que “a ACIF-CCIM, enquanto representante na Madeira da Enterprise Europe Network, instrumento de apoio às empresas, co-financiado pela Comissão Europeia, assim como parceira do projeto SharEEN, é a entidade portuguesa co-organizadora do evento. O Instituto Tecnológico de Canarias, S.A. é o principal organizador desta iniciativa.

O Sharing Islands foca-se em três dias sobre como gerar ecossistemas produtivos locais e passar de territórios competitivos para territórios colaborativos. No último dia, haverá um workshop sobre design e desenvolvimento de modelos de negócios colaborativos suportados por plataformas.

Importa referir que este projeto tem por objetivos identificar e categorizar as plataformas da economia partilhada, promover a troca de experiências e apoiar as PME europeias, as empresas sociais e outros atores relevantes a explorar as oportunidades oferecidas por este tipo de economia, bem como definir e criar serviços de apoio às PME das respetivas regiões de intervenção sobre esta nova vertente de negócio.