Rui Pinheiro apresenta no dia 30 exposição “Picos e Lombos” na galeria dos Prazeres

A mostra “Picos e Lombos” de Rui Pinheiro, será inaugurada no próximo dia 30 na Galeria dos Prazeres, pelas 19 horas, num evento que “assinala as comemorações dos dez anos de actividade desta galeria, que integra o projecto da Quinta Pedagógica dos Prazeres”.

Resultado de uma residência artística na freguesia dos Prazeres, concelho da Calheta, do fotógrafo portuense Rui Pinheiro, as obras em exposição, como, de resto, o trabalho deste artista, definem-se por um registo conceptual que recorre frequentemente ao uso da ironia, refere uma informação à comunicação social.

«O convite para a criação deste projecto surge poucas semanas depois da primeira visita do Rui à Madeira», lê-se no texto de sala escrito por Bruno Malveira. «A escolha dos Prazeres como epicentro desta exposição não foi inocente. Este foi o local do seu primeiro contacto com a ilha. Picos e Lombos reflecte, num dia de residência artística, a visão do fotógrafo sobre aspectos que caracterizam esta freguesia do concelho da Calheta e que são partilhados por muitas outras localidades da Região. Aborda questões como a biodiversidade, as tradições, a emigração (e o regresso de quem partiu), a arquitectura popular (vernacular) em contraponto com a arquitectura moderna e como tudo isto convive espontaneamente. A forma como as grandes infraestruturas invadem a paisagem natural; o impacto das recentes catástrofes naturais e a força inata de regeneração da ilha e de quem a habita; a ordenação do território (ou a falta dela); e o esforço dos Prazeres pela promoção de boas práticas ambientais e sustentáveis são apenas alguns dos eixos que cruzam esta exposição.»

Rui Pinheiro estudou fotografia, cinema e jornalismo entre o Porto e Coimbra. Colaborou em publicações nacionais e internacionais e participou em diversos projectos editoriais como são exemplo o Dna, Diário de Notícias, Lisboa | BluePrint, Londres | Télérama, Paris | TSF online, Lisboa e Arq’a, Lisboa.

Expõe trabalho regularmente em colectivas e individuais, tanto em Portugal como no estrangeiro. Apresentou trabalho em espaços como a Galeria do Sol, Porto | Mini-Museum of Contemporary Art, Barcelona | New Jorg, Viena de Áustria | Altes Finanzant, Berlim | Palácio Pinto Leite, Porto | Galeria LAB65, Porto | Teatro Faialense, Faial – Açores e Galeria de Arte Cinemática SOLAR, Vila do Conde.