Rali do Faial na estrada esta sexta-feira com trinta inscritos e há demonstrações de “Drift”

ALEXANDRE CAMACHO 13B Ponta do Sol 4º dia
Alexandre Camacho presente no Rali do Faial.

É já amanhã, sexta-feira, 26 de outubro, que terá início o ZOOM iGEST RALI DO FAIAL, sétima prova do Campeonato da Madeira de Ralis CORAL com centro no Faial mas percorrendo todo o concelho de Santana. Na lista, 30 inscritos, entre eles os nomes que ocupam as primeiras posições nas classificações do campeonato promovido pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, como refere a organização do clube 100 à Hora.

A mesma nota revela que “a prova dirigida por José Spínola será ainda palco da estreia em estradas madeirenses do Porsche 991 GT3 da dupla Gil Freitas/Duarte Miranda. A emoção está garantida com pilotos como Alexandre Camacho, Miguel Nunes, João Silva, Rui Pinto ou Filipe Pires num evento em que também poderá ficar definida a atribuição dos títulos tanto a nível absoluto como nos grupos e outras competições monomarca. A animação não se registará só na frente pois no domínio dos troféus Eng. Rafael Costa, Zeca Cunha e consignados aos concorrentes com Toyota Yaris e Citroën DS3 R1 também haverá disputa pelas primeiras posições”.

Num rali composto por traçados bastante rápidos e técnicos, estarão dessa forma reunidas as condições para que se registe nova enchente no Kartódromo do Faial e ainda ao longo das duas outras provas especiais desta prova que tem registado nos últimos anos novos recordes de número de espetadores em eventos com caráter regional..

O rali tem início amanhã à tarde, pelas 16h30, com a realização das verificações administrativas e técnicas iniciais e prossegue com a cerimónia de partida, às 20h48 no pódio, e a disputa da classificativa do Kartódromo do Faial 1, que, numa extensão de 3,09 km, arranca às 21h51. Já no sábado será cumprida ronda tripla pelas provas especiais da Ilha e Faial e nova passagem pelo Kartódromo do Faial. Faial, com 8,40 km, é disputado às 10h30, 11h45 e 14h24, enquanto Ilha, a mais extensa do evento com 14,25 km, é cumprida às 11h07, 13h46 e 15h07. O programa encerra com a segunda passagem pelo Kartódromo do Faial às 16h39 e a cerimónia de entrega dos prémios no pódio, colocado no mesmo local, às 18h47

drift A
O Drift é uma técnica de direção de carros.

Entretanto, paralelamente ao ZOOM iGEST RALI DO FAIAL, as instalações do kartódromo daquela localidade também receberão nos próximos dois dias demonstrações de drift, uma modalidade em expansão um pouco por todo o mundo e na Madeira também, de acordo com uma informação enviada à comunicação social.

A mesma informação dá conta que “estas demonstrações terão lugar naquela pista permanente após a passagem dos concorrentes ao rali homologado pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting. Esta sexta-feira, 26 de outubro, os pilotos desta modalidade evoluirão sensivelmente às 23h15 e no sábado, 27 de outubro, às 19h15.

Nestas demonstrações estarão presentes os pilotos Rúben Sardinha (Toyota AE86), José Jarimba (Toyota Starlet), Miguel Gouveia (BMW E36), Hugo Nunes (Opel Omega), André Mendonça (BMW E34), Gonçalo Nunes (Volvo 460) e Luciano Rebolo (Toyota AE86).

O Drift ou Drifting, é uma técnica de direção de carros que consiste em deslizar nas curvas escapando a traseira