Junta do Caniçal faz balanço positivo em causa própria e promete continuar a ir ao encontro das necessidades da população

A Junta de Freguesia do Caniçal, presidida pelo socialista Emanuel Santos, tem já um ano de mandato e resolveu fazer um balanço positivo à forma como tem desempenhado funções, comprometendo-se, por outro lado, a fazer “mais e melhor sempre em prol dos interesses da população”.

Na fase inicial do mandato, o executivo começou por tomar conhecimento da situação financeira daquela autarquia local, por inteirar-se das situações pendentes e por “arrumar a casa”, corrigindo alguns erros do passado, refere uma nota da Junta.

Entretanto, e ao longo deste ano, como adianta Emanuel Santos, a capacidade da Junta de Freguesia para desenvolver o seu trabalho foi melhorando, com os apoios protocolares com a Câmara Municipal de Machico, que têm permitido que venham sendo executados, em parceria com a edilidade, melhoramentos em diversas veredas, colocação de varandas, facilitando a mobilidade dos utentes, bem como melhoramentos e limpeza de alguns espaços verdes e ruas. A continuação da identificação das veredas da freguesia, com a colocação de toponímia, foi outra das iniciativas desenvolvidas, como forma também de garantir uma maior eficácia na entrega da correspondência da população.

Para além das obras físicas, este primeiro ano de mandato tem sido marcado pela realização de diversas actividades culturais e desportivas, entre as quais se destacam a “Noite de Fado ao Luar”, a prova de Corta-Mato (em parceria com a Câmara Municipal de Machico e com a orientação da Associação de Atletismo da Madeira), o torneio de Vólei de Praia, com o intuito de incutir hábitos saudáveis nos jovens, bem como, ainda, o projecto das aulas de zumba. Destaque, também, para as acções de limpeza da praia e sensibilização para colocação do lixo nos locais devidos, em prol de uma “freguesia mais limpa para viver e para quem nos visita”.

O executivo liderado por Emanuel Santos promete que a Junta continuará a realizar o seu trabalho diário de atendimento à população, numa acção contínua de parceria com as mais diversas entidades, nomeadamente o Governo Regional, a Câmara Municipal de Machico, a Casa do Povo, as escolas e as instituições culturais e desportivas da freguesia do Caniçal.