Escola do Caniço promoveu aulas ao ar livre na Praia dos Reis Magos

Foto DR.

Os alunos do 5.º ano que integram a equipa pedagógica n.º 1 da Escola Básica do 2.º e 3.º ciclos do Caniço tiveram aulas na praia, dia 19 de outubro, no âmbito da flexibilidade curricular desenvolveu-se um domínio de autonomia curricular (DAC) cujo tema foi “conhecer para proteger – o mar”, proporcionaram-se aos 100 alunos um conjunto de atividades de contacto com o mar na praia dos Reis Magos.

Nesta atividade estiveram envolvidas as disciplinas curriculares e os projetos “Escola do Mar”, “Escola Azul” “Escola Unesco” e “Literacia Marítima”. Assim na Matemática trabalharam uma sucessão de números primos construída com calhau. Inserido no domínio Números e operações e sobre o conteúdo Números naturais. No Português trabalharam a leitura em voz alta, produzindo um vídeo com uma narrativa. Na educação tecnológica e na educação visual trabalharam formas e volumes construindo pequenas pirâmides de calhau.

As disciplinas de inglês, matemática, história, ciências naturais, educação musical e TIC construíram questões para uma prova de orientação que se realizou ao longo da promenade dos Reis Magos e que terminou com uma experiência de multiatividades de Mar: Caiaques, padling e windsurf proporcionadas pela disciplina de educação física e pela “Escola do Mar”.

Esta atividade contou ainda com a presença do Secretário Regional da Educação que se inteirou das condições para a prática de atividades náuticas pelos alunos nesta praia da freguesia do Caniço.