Curso no SESARAM pela primeira vez para médicos dos Açores

SESARAM formação B
Quinze médicos dos Açores em formação no SESARAM.

Pela primeira vez, o SESARAM, através do Centro de Simulação Clínica da Madeira, localizado no Hospital Dr. Nélio Mendonça, acolhe jovens médicos dos Açores para proporcionar uma formação prática dada pelo curso “Emergência e Estabilização do Doente Crítico, que decorre até esta terça-feira e destina-se a 15 médicos internos da especialidade de Medicina Geral e Familiar da Região Autónoma dos Açores.

Esta integração resulta de um protocolo institucional existente entre as secretarias regionais da Saúde dos Governos Regionais da Madeira e dos Açores.

Esta iniciativa formativa visa dotar os participantes de competências técnicas e não técnicas em ambiente crítico como situações de urgência e emergência médicas, recorrendo a simuladores de alta fidelidade.

O curso de “Simulação Emergência e Estabilização do Doente Crítico”, com a duração de dois dias, num total de 16 horas, integra os seguintes módulos, nomeadamente: Obstetrícia, Pediatria, Cardiologia, Anestesiologia, Trauma e Medicina Interna.

A realização desta atividade vem possibilitar o contacto com várias realidades e cenários que podem ocorrer em qualquer ilha e, em ambiente de simulação com recurso a manequins de alta fidelidade, treinar técnicas para agilizar a abordagem inicial e estabilização de um doente crítico.

Os jovens médicos internos de Medicina Geral e Familiar estão a completar a sua especialização nas Unidades de Saúde da ilha de São Jorge, Pico, Faial, Terceira e São Miguel.