Encontro na Escola Jaime Moniz: Jorge Carvalho desafia as lideranças a apostarem na inovação

Sessão de abertura do Encontro sobre Inovação e Liderança Educacional, na ESJM. Fotos FN.

É essencial que as lideranças procurem inovar para poderem responder adequadamente aos desafios que se colocam hoje num contexto educativo decisivo, em que estão a ser introduzidas alterações de fundo como a flexibilização curricular. O repto foi lançado pelo Secretário Regional da Educação, esta manhã, na sessão de abertura do Encontro de Inovação e Liderança, promovido pela Escola Secundária Jaime Moniz em parceria com a Universidade Aberta.

Jorge Carvalho recordou que o Governo Regional tem procurado, desde sempre, seguir uma linha inovadora na educação, desde logo quando foi pioneiro na introdução da Escola a Tempo Inteiro, na aplicação das TIC no I Ciclo e no Projeto Turmas  +. Outros exemplos poderiam ser dados, lembrou o Secretário Regional quando usou da palavra perante os investigadores presentes no Encontro. “Se as lideranças não conseguem inovar, dificilmente conseguirão comunicar. É fundamental que identifiquem o seu rumo e depois percorram um caminho pautado pela inovação”, afirmou.

Nas respetivas salas de aula, lembrou Jorge Carvalho, cada professor deve procurar desafiar-se, renovar e inovar nas suas práticas, por forma a ir ao encontro dos seus alunos. São as lideranças que tornam os processos mais exequíveis.