Universidade Sénior da Calheta começa a 1 de Outubro

A Universidade Sénior da Calheta principia a 1 de Outubro, naquele que será o seu segundo ano de existência. A localização será na Escola do Primeiro Ciclo do Lombo do Guiné (Arco da Calheta), onde decorrerá a sessão de abertura pelas 18 h do dia referido, contando com a presença do secretário regional da Educação, Jorge Carvalho, e do presidente da Câmara Municipal da Calheta, Carlos Teles, entre outros convidados.

Este é uma valência inserida no Projecto Educativo da Escola, dirigida à população adulta, que pretende favorecer a sua integração, social, cultural e académica, no meio onde se localiza, através de formação paralela à institucionalmente existente, refere uma nota de imprensa.

Nas palavras do seu director,“este espaço permite o convívio salutar entre avós e netos e a realização de actividades em conjunto, com o objectivo de promover a intergeracionalidade. Também, como a escola se localiza num meio rural, este projecto pretende combater o isolamento e o sedentarismo da população sénior da freguesia do Arco da Calheta”.

A Universidade irá este ano lectivo oferecer as seguintes disciplinas: Educação Física, informática, Inglês, Português, Francês, Teatro, Música, Geografia, Costura e Bordado Madeira.

As aulas decorrerão diariamente (segunda a sexta) das 17:00h às 19:00h. Até ao momento, estão já inscritas cerca de cem pessoas, um aumento de 20% em relação ao ano transato.

Este projecto é possível graças ao apoio da Secretaria Regional de Educação, Município da Calheta, Junta de Freguesia do Arco da Calheta, Delegação Escolar da Calheta e alguns comércios locais.